Apresentação

A Escola da Vila é uma instituição privada de ensino que visa, primordialmente, a produção de conhecimento, no espaço das relações ensino/aprendizado.

O compromisso da Escola da Vila com a Educação e a Cultura, se traduz na qualidade de um projeto educacional fundamentado num trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado, nas áreas de conhecimento relacionadas com Educação.

O aluno é a razão de ser da proposta pedagógica da Escola da Vila. Isso significa que cabe à Escola propiciar à criança e ao jovem a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade.

A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos da Escola são fatores fundamentais para a plena realização da proposta educacional.

Além de investir na qualificação dos seus profissionais, a Escola da Vila busca assegurar condições de trabalho adequadas num ambiente de trabalho democrático e participativo, em que diferentes competências geram uma dinâmica de troca produtiva.

Estrutura da Escola da Vila

A Escola da Vila possui três unidades: Unidade Butantã , Unidade Morumbi e  a nova Unidade Granja Viana, em funcionamento desde 2014.
Unidades Butantã e Morumbi contam, cada uma delas, com área em torno de 5000 m², com muitos espaços de área verde. As salas de aula têm entre 47 e 49 m2 e a partir do Fundamental 1 são equipadas com projetor multimídia, computador e wireless.
A nova Unidade Granja Viana foi  projetada  de acordo com um novo conceito de espaço escolar, onde a flexibilidade de ambientes, comunicação interna entre turmas e maior transparência na relação com  entorno são importantes contribuições para um melhor aprendizado.
Complementando as atividades de sala de aula a Escola possui: Auditório, Bibliotecas, Laboratórios,  Ateliês, Quadras Esportivas, Cantinas e Parques.


Estrutura Pedagógica

A área pedagógica é composta por coordenadores de segmento escolar (Ed.Infantil, Fundamental1, Fundamental 2 e Ensino Médio), orientadores de área de currículo, orientadores de gestão pedagógica, orientadores educacionais, professores de área, professores de classe, auxiliares de classe e estagiários.


Estrutura Administrativa e Financeira

A área administrativa está estruturada para apoiar as atividades pedagógicas da Escola. Na área financeira são as demandas da área pedagógica que direcionam as prioridades nos gastos e nos investimentos. Há total interação entre a área pedagógica e a administrativa e financeira.