História

Em 1980, a Escola da Vila iniciou seu projeto pedagógico com o objetivo de educar crianças de 2 a 6 anos e formar professores através de seu Centro de Formação. Seus fundadores, todos professores, compartilhavam o desejo de trabalhar na vanguarda do pensamento sobre educação escolar no país.

Nesses anos de trabalho, ampliou o atendimento escolar até o Ensino Médio e construiu um projeto pedagógico que se concretiza com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos às atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.

Compartilhados por todos os educadores que trabalham nas funções pedagógicas e pelos profissionais que dão sustentação à qualidade das atividades educacionais, os caminhos da Escola da Vila têm sido pontuados pela disposição para um ambiente institucional em que reflexão, registro e avaliação do que é realizado nas classes somam-se ao exercício contínuo de desenvolvimento de formas democráticas de convívio, pautadas pelo diálogo, solidariedade e respeito.

Essa história certamente seria diferente se a Escola da Vila não tivesse iniciado seu percurso associada a um Centro de Formação onde são organizadas as ações de capacitação internas e externas (cursos e seminários abertos a profissionais de outras instituições). Esses eventos permitem, respectivamente, a avaliação e a divulgação continuas do trabalho realizado e a socialização permanente de nossas fontes de formação.

As ações de seu Centro de Formação ampliaram-se para além dos limites da cidade de São Paulo e, hoje, a Escola da Vila se transformou em um importante centro de referência nacional.