Esportes

Escola de Futsal

Para alunos de 2º e 3º ano do F1
O futebol faz parte do sonho de muitas crianças, e as emoções do jogo e do gol fazem parte do "DNA" cultural brasileiro.
Por isso, a Escola de Futsal oferece aos alunos a experiência de jogar em grupo e sentir a emoção do jogo. A ideia aqui é de estimular os alunos dos 2ºs e 3ºs anos a terem vivências motoras relativas aos principais movimentos do jogo, sua organização e suas habilidades, além de trabalhar as capacidades coordenativas e fazer com que a familiarização ao esporte seja realizada com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
Em função do desenvolvimento físico, os alunos desta faixa etária trabalham com movimentos repetitivos e exercícios específicos.
 
Mais Informações

Futsal
Para alunos do 4º ano do F1 ao 9º ano do F2
Jogar futsal no Brasil é algo mágico. Esse esporte, criado por brasileiros, tem alta exigência técnica, é jogado em um espaço reduzido, e com menor número de jogadores. Essa modalidade faz parte da cultura e da história esportiva da Vila, com a formação de grandes equipes ao longo dos últimos vinte anos. É oferecido aos alunos do 4º ano do Fundamental 1 ao 9º ano do Fundamental 2 e tem como objetivos o desenvolvimento das habilidades e do domínio tático do jogo, além de formar equipes de competição que representam a escola em diversas competições escolares.


Mais Informações

Futsal (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Jogar futsal no Brasil é algo mágico. Esse esporte, criado por brasileiros, tem alta exigência técnica, é jogado em um espaço reduzido, e com menor número de jogadores. Essa modalidade faz parte da cultura e da história esportiva da Vila, com a formação de grandes equipes ao longo dos últimos vinte anos. É oferecido aos alunos do Ensino Médio e tem como objetivos o desenvolvimento das habilidades e do domínio tático do jogo, além de formar equipes de competição que representam a escola em diversas competições escolares.

Mais Informações

Handebol
Para alunos do 4º ano do F1 ao 9º ano do F2
Um jogo de equipe, com ginga, fintas e muitos gols são características próprias de um esporte de fácil aprendizagem e muito dinamismo, que vem conquistando, cada vez mais, um espaço no cenário nacional. Na Escola da Vila há várias gerações de irmãos que adotaram o handebol como esporte principal, com muita paixão. Foram inúmeras participações em campeonatos, e conquistas memoráveis.

Mais Informações

Futsal e Handebol (Granja Viana)

Para alunos do 4º, 5º, 6º, 7º e 8º ano
Por que jogar Futsal e Handebol? Porque os dois esportes na Escola da Vila são tradição, pois, são esportes envolventes, com grandes habilidades e que os tornam emocionantes pelo número de gols em cada partida. Como iniciaremos os treinos esse ano, resolvemos organizá-los de uma maneira que façam os alunos experimentarem os dois esportes ao mesmo tempo. O professor poderá trabalhar, em um mesmo dia, as duas modalidades ou utilizar duas quadras ao mesmo tempo e, em cada uma delas, desenvolver as duas simultaneamente. Será uma experiência incrível para os alunos da Granja Viana.
 
Informações

Handebol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Um jogo de equipe, com ginga, fintas e muitos gols são características próprias de um esporte de fácil aprendizagem e muito dinamismo, que vem conquistando, cada vez mais, um espaço no cenário nacional. Na Escola da Vila há várias gerações de irmãos que adotaram o handebol como esporte principal, com muita paixão. Foram inúmeras participações em campeonatos, e conquistas memoráveis.

 
Informações

Voleibol
Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
Um esporte contagiante, com uma característica diferente de todos os outros esportes coletivos: é impossível decidir uma partida num lance individual, ou seja, um esporte que exige a integração e o trabalho coletivo.

Mais Informações

Voleibol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Um esporte contagiante, com uma característica diferente de todos os outros esportes coletivos: é impossível decidir uma partida num lance individual, ou seja, um esporte que exige a integração e o trabalho coletivo.

 
Informações

Basquetebol
Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
É impressionante a trajetória do basquetebol: um esporte que tinha a intenção de fazer com que os alunos pudessem praticar um jogo divertido e menos violento que o futebol americano, se torna o segundo esporte mais praticado no mundo.
Somente um jogo, com uma dinâmica impressionante, possui elementos tais como: mudanças de trajetória, fintas, dribles e arremessos, que valem um, dois e até três pontos.
O basquete volta com força total aos treinos da Vila, e esperamos você também.
 
Mais Informações
Basquetebol (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
É impressionante a trajetória do basquetebol: um esporte que tinha a intenção de fazer com que os alunos pudessem praticar um jogo divertido e menos violento que o futebol americano, se torna o segundo esporte mais praticado no mundo.
Somente um jogo, com uma dinâmica impressionante, possui elementos tais como: mudanças de trajetória, fintas, dribles e arremessos, que valem um, dois e até três pontos.
O basquete volta com força total aos treinos da Vila, e esperamos você também.
 
Mais Informações
Tênis
Para alunos do 2º ao 5º ano do F1
O Tênis vem, ano após ano, aumentando o número de adeptos em todo o mundo. Com grande número de torneios transmitidos pela televisão, com jogadas sensacionais, faz dele um esporte prazeroso de se assistir e de jogar. O setor de esportes da Escola da Vila, há dois anos, firmou uma parceria com o projeto "Jogue Tênis nas Escolas", da Confederação Brasileira de Tênis, que oferece atividades diversificadas, adaptando espaço e materiais para que as crianças possam aprender a partir de jogos e brincadeiras.
Neste ano, além de mantermos os grupos de iniciantes, formaremos um grupo avançado que começará a participar de competições escolares.
 
Mais Informações
 
Capoeira

Para alunos do Grupo 3 ao 5º ano do F1
A capoeira é oferecida aos alunos desde o Grupo 3 até as séries finais do Fundamental 1 e promove o desenvolvimento de competências motoras, físicas, sociais e afetivas inerentes ao jogo. Os alunos logram avanços significativos em aspectos como:

  • o controle do próprio corpo e o movimento: trabalhados com diferentes estratégias, os golpes de capoeira desenvolvem as capacidades motoras e de coordenação;

  • o ritmo: o trabalho desenvolvido com o canto, as palmas e os instrumentos amplia a sensibilidade à música e aos ritmos em geral;

  • a espontaneidade: as situações lúdicas da capoeira desenvolvem a capacidade de brincar com o próprio corpo;

  • a socialização: promovida nas diversas atividades de integração em dupla, em trio ou em grupo.


Informações G3 (duração 60min.) Tarde
Informações 2 x por semana F1 (duração 2x30min.) Manhã
Informações 1 x por semana F1 (duração 60min.) Tarde
Informações 1 x por semana F1 (duração 1h15) Tarde

Escalada
Para alunos do 2º ano do F1 ao 9º ano do F2
Quando alguém pensa em escalada, imagina pessoas em montanhas nevadas ou com um abismo sob seus pés, sustentadas por cordas de menos de 2 centímetros de espessura. Mas hoje é cada vez mais comum vermos crianças subindo paredes coloridas de escalada, construídas em parques, escolas e clubes. Pessoas de todas as idades, com diferentes níveis de habilidade, encontram em ginásios de escalada e muros da escola uma atividade física e de lazer desafiadora, e podem atingir seu próprio Everest com segurança. O grande prazer de escalar é a experiência de superação que a atividade favorece. Vencer um desafio colocado por si mesmo é algo gratificante e motivador.
A Escalada na escola tem o objetivo central de oferecer aos alunos esta vivência que implica, entre outras coisas, planejamento, dedicação, equilíbrio e disposição.

Aprender as técnicas em ambiente interno e, depois, poder sair e experimentar essas técnicas em diferentes espaços da natureza, como rochas litorâneas e montanhas no interior de São Paulo, é muito gratificante.

Informações Escalada 1 vez por semana
Informações Escalada 2 vezes por semana

 
Escalada (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Quando alguém pensa em escalada, imagina pessoas em montanhas nevadas ou com um abismo sob seus pés, sustentadas por cordas de menos de 2 centímetros de espessura. Mas hoje é cada vez mais comum vermos crianças subindo paredes coloridas de escalada, construídas em parques, escolas e clubes. Pessoas de todas as idades, com diferentes níveis de habilidade, encontram em ginásios de escalada e muros da escola uma atividade física e de lazer desafiadora, e podem atingir seu próprio Everest com segurança. O grande prazer de escalar é a experiência de superação que a atividade favorece. Vencer um desafio colocado por si mesmo é algo gratificante e motivador.
A Escalada na escola tem o objetivo central de oferecer aos alunos esta vivência que implica, entre outras coisas, planejamento, dedicação, equilíbrio e disposição.

Aprender as técnicas em ambiente interno e, depois, poder sair e experimentar essas técnicas em diferentes espaços da natureza, como rochas litorâneas e montanhas no interior de São Paulo, é muito gratificante.

Informações Escalada 1 vez por semana
Informações Escalada 2 vezes por semana


Esporte de Aventura (Fundamental 2)
Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
Segundo alguns estudos, esse será o século das atividades de aventura e ao ar livre. A introdução dessa atividade em 2013 foi gradativa, e podemos afirmar que um significativo número de alunos aprovou a ideia. O conteúdo do programa envolve atividades que vão do aprender a andar até manobras em bicicleta, skate, patins, slackline e também a exploração de corrida com orientação de bússola, ampliando o conhecimento em deslocamentos espaciais.
 
Informações Esporte de Aventura 1 vez por semana
Informações Esporte de Aventura 2 vezes por semana

Esporte de Aventura (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Segundo alguns estudos, esse será o século das atividades de aventura e ao ar livre. A introdução dessa atividade em 2013 foi gradativa, e podemos afirmar que um significativo número de alunos aprovou a ideia. O conteúdo do programa envolve atividades que vão do aprender a andar até manobras em bicicleta, skate, patins, slackline e também a exploração de corrida com orientação de bússola, ampliando o conhecimento em deslocamentos espaciais.
 
Informações Esporte de Aventura 1 vez por semana
Informações Esporte de Aventura 2 vezes por semana

Oficina Lúdico-motora e Esportiva
Para alunos de 1º e 2º ano do F1
Com a intensa urbanização e a difícil correria do dia a dia, as crianças têm tido menos espaço e tempo para explorar o universo motor.
Os objetivos da Oficina Lúdico-motora e Esportiva serão os de estimular as capacidades coordenativas e a introdução dos gestos esportivos de diferentes modalidades, através de jogos, brincadeiras e esportes adaptados, aumentando a vivência motora e a cultura esportiva dos alunos.

Mais Informações
Oficina de Esportes (Granja Viana)
Para alunos do 1º ao 3º ano do F1
Os objetivos da Oficina de Esportes serão os de estimular as capacidades coordenativas e a introdução dos gestos esportivos de diferentes modalidades, através de jogos, brincadeiras e esportes adaptados, aumentando a vivência motora e a cultura esportiva dos alunos.


 
Informações

Educação Física (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Até os 9º anos as aulas de Educação Física são desenvolvidas no mesmo período de aulas. No Ensino Médio elas passam a acontecer no período da tarde, e os alunos podem escolher, para cumprir os créditos (frequências), Treinos Esportivos ou aulas de Educação Física. Se a opção for pelas aulas de Educação Física, o aluno poderá optar por três frentes de trabalho:
1 - Jogos e brincadeiras.
2 - Fitness school, massagem e propriocepção.
3 - Atividades de circo e desporto.
 
Mais Informações
 

Cultural

Música (Granja Viana)

Para alunos de 4º, 5º e 6º ano
Interagir com a linguagem musical pelo contato com as diversas formas de expressá-la e de uma forma que interesse para os alunos dessa faixa etária é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, são exemplos do que oferecemos em sala de aula para os alunos, que terão contato com diversos instrumentos.
 
Informações

Criação Musical
Para alunos de 1º, 2º e 3º ano do F1.

Brincar com a linguagem musical pelo contato com a dança, com brincadeiras, com jogos e instrumentos é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, brincadeiras cantadas e jogos musicais com copos são exemplos do que oferecemos em sala de aula para as crianças, que terão contato com instrumentos como xilofones, metalofones, chocalhos, tambores, cajons, entre outros. Canções de Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Beatles também são abordadas.


Vídeo com trechos da aula


Mais Informações

Criação Musical (Granja Viana)
Criação musical para alunos do início do Fundamental 1

Brincar com a linguagem musical pelo contato com a dança, com brincadeiras, com jogos e instrumentos é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, brincadeiras cantadas e jogos musicais são exemplos do que oferecemos em sala de aula para as crianças, que terão contato com diversos instrumentos.


Vídeo com trechos da aula


Mais Informações

Grupo de Violão do Fundamental 1
Para alunos do 3º, 4º e 5º anos.

O principal objetivo deste curso é criar possibilidades para que os alunos aprendam a tocar junto com seus colegas, em um clima de cooperação e troca de saberes. Conforme o repertório de canções e peças para violão solo é desenvolvido, são abordados elementos como interpretação de melodias, batidas, solo, voz e outros fundamentos da linguagem musical relacionados ao instrumento. Exemplos de atividades: criação conjunta de arranjos para grupo de violões, aprendizagem de peças para violão e voz, aprendizagem de peças para violão solo e composição em grupo. Cada aluno deverá trazer o seu próprio violão.


Assista aos filmes aqui e aqui



Mais Informações
 

Grupo de Violão do Fundamental 2
Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
O principal objetivo deste curso é criar possibilidades para que os alunos aprendam a tocar junto com seus colegas, em um clima de cooperação e troca de saberes. Conforme o repertório de canções e peças para violão solo é desenvolvido, são abordados elementos como interpretação de melodias, batidas, solo, voz e outros fundamentos da linguagem musical relacionados ao instrumento. Exemplos de atividades: criação conjunta de arranjos para grupo de violões, aprendizagem de peças para violão e voz, aprendizagem de peças para violão solo e composição em grupo. As aulas acontecem em grupo de até 7 alunos por turma e cada aluno deverá trazer o seu próprio violão. Abaixo vídeo produzido com imagens e gravações das aulas. Cada aluno deverá ter o seu próprio violão.

Clique aqui e assista ao vídeo.

Mais Informações
Grupo de Canto e Percussão - CURSO NOVO!

Para alunos do 3º ano do F1 ao 9º ano do F2
Curso voltado para o desenvolvimento da musicalidade pela voz, corpo e instrumentos de percussão, com o objetivo de possibilitar uma experiência que contribua para o desenvolvimento da afinação e do ritmo.
 
Informações

Programação: primeiros passos

Para alunos de 2º e 3º ano do F1
O curso tem como objetivo o contato com a história dos games e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produto final do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch, que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab.
 
Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a Escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.
 
Assista ao vídeo do curso aqui.
 
Informações

Programação: primeiros passos (Granja Viana)

Para alunos de 1º ao 3º ano do F1 (e alunos do 4º ano da tarde)
O curso tem como objetivo o contato com a história dos games e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produto final do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch, que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab.
 
Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a Escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.
 
Assista ao vídeo do curso aqui.
 
Informações

Programação e Criação de Jogos
Para alunos de 4º e 5º ano F1

O curso tem como objetivo o contato e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produtos do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch (http://scratch.mit.edu), que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab - laboratório de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Tecnologia Massachusetts.

Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a Escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.


Assista ao vídeo do curso aqui


Mais Informações

Programação e Criação de Jogos (Granja Viana)
Para alunos do 4º (manhã), 5ºs e 6ºs anos

O curso tem como objetivo o contato e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produtos do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch (http://scratch.mit.edu), que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab - laboratório de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Tecnologia Massachusetts.

Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a Escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.


Assista ao vídeo do curso aqui


Mais Informações

Programação e Mídias Digitais

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
Nesse curso os alunos poderão experimentar o uso de diversos programas visando à edição e criação de animação, vídeo e áudio, programação para o desenvolvimento de peças digitais, jogos e aplicativos para celular e tablet, além de experimentar novos "mundos" virtuais.


Em cada trimestre iremos explorar técnicas distintas a partir do conhecimento e experiência do grupo, dentre elas, criação de elementos em realidade aumentada, construção de mundos e programação em LUA no servidor de Minecraft da escola, programação e robótica através do uso de placas como makey makey e arduíno, manipulação de mídias e criação de material 3D, edição de vídeo, etc., sempre com o uso das tecnologias, ampliando as possibilidades de trabalho.

Assista ao vídeo do curso aqui

Mais Informações
 

Teatro F1
Para alunos de 2º a 5º ano.
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.

Assista ao vídeo do curso aqui

Mais Informações
 
Teatro F2
Para alunos de 6º a 9º ano.
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.

Assista aos vídeos do curso aqui
e aqui

Mais Informações
 
Teatro E.M.
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.
 
Mais Informações
Yoga para crianças - CURSO NOVO!

Para alunos do 1º ao 5º ano do F1
O Yoga para crianças se propõe a trabalhar por meio de exercícios respiratórios e posturas físicas o desenvolvimento da concentração e o desenvolvimento psicomotor. A prática da Hatha Yoga tem como objetivo permitir que praticante aprofunde a relação de seu mundo interno de pensamentos e sensações com o mundo externo de ações e realizações, num processo que permite também o desenvolvendo da força física, da flexibilidade, da agilidade e da consciência corporal e tranquilidade física e mental, ajudando a controlar a ansiedade, entre outros. Mesmo sendo uma prática milenar, o Yoga se demonstra nos dias de hoje uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica.
 
Mais Informações

Vilalê - Clube de Leitura da Vila
Para alunos do Ensino Fundamental 2

O Vilalê proporciona um espaço fora de sala de aula, no qual leitores se encontram para conversar sobre livros, trocar impressões, ideias, emoções e compartilhar os prazeres da leitura literária, contribuindo para seu percurso leitor e para a construção da identidade do grupo. Os encontros são quinzenais e os títulos são sugeridos e eleitos pelos participantes, que após a escolha, precisam ter seu próprio exemplar.

Esta atividade é gratuita e acontece às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, na unidade Butantã.
 
Inscrições na biblioteca.

Idiomas e Ciências

Espanhol (Ensino Médio)
Para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio
Mais do que ensinar a praticar uma língua, um curso de idiomas é uma oportunidade riquíssima para cultivar o conhecimento sobre determinada cultura. A amplitude desse termo nos dá a medida de quão vastas são as possibilidades de explorar o idioma, sempre que considerarmos que as palavras podem ser compreendidas como retrato, criação e criadoras de cultura.
 
A Escola da Vila promove aos alunos de 1º e 2º anos de Ensino Médio um curso de espanhol, que será realizado com aulas semanais nos meses de março a outubro de 2015. O curso visa a uma trajetória que inclui tanto uma abordagem instrumental da língua quanto um percurso pela cultura argentina. Em consonância com os conteúdos abordados em Ciências Humanas no 1º ano do Ensino Médio, serão abordados temas relativos à história desse país, com foco no processo de urbanização de Buenos Aires, com aulas que farão uso da produção cinematográfica, jornalística, literária e artística da Argentina, sempre em castelhano.
 
O projeto ainda contempla um intercâmbio, através do qual alunos da Vila recebem, por quinze dias, um aluno de uma escola parceira (Colegio de la Ciudad: http://www.colegiodelaciudad.org/), sediada na região central de Buenos Aires. O inverso ocorre depois, quando os alunos argentinos recebem os inscritos do curso de espanhol da Vila, por quinze dias, na capital portenha.
 
A etapa do intercâmbio em si está sujeita a uma análise da situação escolar do aluno por parte da orientação educacional, visto que ela implica, por um lado, em se ausentar das aulas ministradas na Vila e, por outro, produzir trabalhos e pesquisas durante a estadia na Argentina.
 
Confira os vídeos, ensaios e depoimentos produzidos por alunos das turmas anteriores no blog: http://www.escoladavila.com.br/intercambio/brasilargentina/
 
Mais Informações
Projeto Direitos Humanos e Cidadania (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Encontros em que os alunos são convidados a conhecer diferentes realidades sociais e discuti-las, tendo como alguns aportes teóricos, como o ECA e a declaração dos Direitos Humanos. Desses encontros desdobram-se ações políticas em âmbitos diversos: desde organizações de bairro até encontros no Fórum da Criança e do Adolescente ou em audiências públicas na Assembleia Legislativa. Esta atividade acontece quinzenalmente, às 4ªs feiras.
Iniciação Científica em Biologia e Química - Instituto Butantan (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
No início do ano é feita a seleção dos alunos e o dia da semana depende do professor pesquisador do Instituto.
O projeto de iniciação científica júnior possibilita aos alunos selecionados o acompanhamento e o apoio a pesquisas científicas reais, em um dos maiores centros de pesquisa biomédica do país.