Esportes

Escola de Futsal

Para alunos de 2º e 3º ano do F1
O futebol faz parte do sonho de muitas crianças, e as emoções do jogo e do gol fazem parte do "DNA" cultural brasileiro.
Por isso, a Escola de Futsal oferece aos alunos a experiência de jogar em grupo e sentir a emoção do jogo. A ideia aqui é a de estimular os alunos dos 2ºs e 3ºs anos a terem vivências motoras relativas aos principais movimentos do jogo, sua organização e suas habilidades, além de trabalhar as capacidades coordenativas e fazer com que a familiarização com o esporte seja realizada com atividades lúdicas, jogos e brincadeiras.
Em função do desenvolvimento físico, os alunos desta faixa etária trabalham com movimentos repetitivos e exercícios específicos.
 

Mais Informações

Futsal

Para alunos do 4º ano do F1 ao 9º ano do F2


Jogar futsal no Brasil é algo mágico. Esse esporte, criado por brasileiros, tem alta exigência técnica, é jogado em um espaço reduzido e com menor número de jogadores. Essa modalidade faz parte da cultura e da história esportiva da Vila, com a formação de grandes equipes ao longo dos últimos vinte anos. É oferecido aos alunos do 4º ano do Fundamental 1 ao 9º ano do Fundamental 2 e tem como objetivos o desenvolvimento das habilidades e do domínio tático do jogo, além de formar equipes de competição que representam a escola em diversas competições escolares.


Mais Informações

Futsal (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio


Jogar futsal no Brasil é algo mágico. Esse esporte, criado por brasileiros, tem alta exigência técnica, é jogado em um espaço reduzido, e com menor número de jogadores. Essa modalidade faz parte da cultura e da história esportiva da Vila, com a formação de grandes equipes ao longo dos últimos vinte anos. É oferecido aos alunos do Ensino Médio e tem como objetivos o desenvolvimento das habilidades e do domínio tático do jogo, além de formar equipes de competição que representam a escola em diversas competições escolares.

Mais Informações

Handebol

Para alunos do 4º ano do F1 ao 9º ano do F2


Um jogo de equipe, com ginga, fintas e muitos gols próprio de um esporte de fácil aprendizagem e muito dinamismo, que vem conquistando, cada vez mais, um espaço no cenário nacional. Na Escola da Vila há várias gerações de irmãos que adotaram o handebol como esporte principal, com muita paixão. Foram inúmeras participações em campeonatos, e conquistas memoráveis.

Venha fazer parte de nosso time!

Mais Informações

Futsal e Handebol (Granja Viana)

Para alunos do 4º ao 9º ano

Por que jogar futsal e handebol? Porque os dois esportes na Escola da Vila têm grande tradição. São esportes envolventes, com grandes habilidades e que os tornam emocionantes pelo número de gols em cada partida. Há dois anos iniciamos os treinos com as duas modalidades sendo desenvolvidas no mesmo horário, pois, como a unidade Granja Viana tem poucos alunos, treinando ao mesmo tempo fizemos com que alunos e alunas pudessem ter experiências das duas modalidades ao mesmo tempo. O professor pode trabalhar  as duas modalidades ao mesmo tempo, utilizando duas quadras simultaneamente ou passando pelas habilidades de uma modalidade e depois da outra. Temos certeza de que foi uma experiência incrível para os alunos da Granja Viana.
Você, que ainda não faz parte, venha treinar e conhecer os dois esportes mais populares da Vila.

 

Mais Informações

Handebol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio


Um jogo de equipe, com ginga, fintas e muitos gols é característica própria de um esporte de fácil aprendizagem e muito dinamismo, que vem conquistando, cada vez mais, um espaço no cenário nacional. Na Escola da Vila há várias gerações de irmãos que adotaram o handebol como esporte principal, com muita paixão. Foram inúmeras participações em campeonatos, e conquistas memoráveis.

Venha fazer parte de nosso time!
 

Mais Informações

Voleibol

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2


Um esporte contagiante, com uma característica diferente de todos os outros esportes coletivos: é impossível decidir uma partida num lance individual, ou seja, um esporte que exige a integração e o trabalho coletivo, e no qual o Brasil é mega campeão em campeonatos mundiais e olimpíada. Tanto no masculino quanto no feminino.

Venha jogar você também!

Mais Informações

Voleibol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio


Um esporte contagiante, com uma característica diferente de todos os outros esportes coletivos: é impossível decidir uma partida num lance individual, ou seja, um esporte que exige a integração e o trabalho coletivo, e no qual o Brasil é mega campeão em campeonatos mundiais e olimpíada. Tanto no masculino quanto no feminino.

Venha jogar você também!
 

Mais Informações

Basquetebol

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
É impressionante a trajetória do basquetebol: um esporte que tinha a intenção de fazer com que os alunos pudessem praticar um jogo divertido e menos violento que o futebol americano, se torna o segundo esporte mais praticado no mundo.
Somente um jogo, com uma dinâmica impressionante, possui elementos tais como: mudanças de trajetória, fintas, dribles e arremessos, que valem um, dois e até três pontos.
O basquete na Vila tem uma trajetória de poucos anos, mas, com alunos apaixonados por sua prática.

Venha fazer parte de nosso time!

Mais Informações

Basquetebol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
É impressionante a trajetória do basquetebol: um esporte que tinha a intenção de fazer com que os alunos pudessem praticar um jogo divertido e menos violento que o futebol americano, se torna o segundo esporte mais praticado no mundo.
Somente um jogo, com uma dinâmica impressionante, possui elementos tais como: mudanças de trajetória, fintas, dribles e arremessos, que valem um, dois e até três pontos.

O basquete na Vila tem uma trajetória de poucos anos, mas, com alunos apaixonados por sua prática.

Venha fazer parte de nosso time!

 

Mais Informações

Tênis

Para alunos do 2º ao 5º ano do F1


O tênis vem, ano após ano, aumentando o número de adeptos em todo o mundo. Com grande número de torneios transmitidos pela televisão, com jogadas sensacionais, um esporte prazeroso de assistir e de jogar. O setor de esportes da Escola da Vila, há quatro anos, firmou uma parceria com o projeto "Jogue Tênis nas Escolas", da Confederação Brasileira de Tênis, que oferece atividades diversificadas, adaptando espaço e materiais para que as crianças possam aprender a partir de jogos e brincadeiras.
Você que tem vontade de conhecer esse esporte, venha jogar conosco!
 

Mais Informações
 

Capoeira

Para alunos do G3, 1º ao 5º ano do F1 e 6º ano do F2

A capoeira é oferecida aos alunos de 1o. ao 6o. ano do Ensino Fundamental e promove o desenvolvimento de competências motoras, físicas, sociais e afetivas inerentes ao jogo. Os alunos logram avanços significativos em aspectos como:

  • o controle do próprio corpo e o movimento: trabalhados com diferentes estratégias, os golpes de capoeira desenvolvem as capacidades motoras e de coordenação;

  • o ritmo: o trabalho desenvolvido com o canto, as palmas e os instrumentos amplia a sensibilidade à música e aos ritmos em geral;

  • a espontaneidade: as situações lúdicas da capoeira desenvolvem a capacidade de brincar com o próprio corpo;

  • a socialização: promovida nas diversas atividades de integração em dupla, em trio ou em grupo.

 

Informações G3 e 1ºs anos Tarde
Informações 1 x por semana F1 Tarde
Informações 1 x por semana F2 Tarde
Informações 2 x por semana F1 (duração 2x30min.) Manhã

Escalada

Para alunos do 2º ano do F1 ao 9º ano do F2


Quando alguém pensa em escalada, imagina pessoas em montanhas nevadas ou com um abismo sob seus pés, sustentadas por cordas de menos de 2 centímetros de espessura. Mas hoje é cada vez mais comum vermos crianças subindo paredes coloridas de escalada, construídas em parques, escolas e clubes. Pessoas de todas as idades, com diferentes níveis de habilidade, encontram em ginásios de escalada e muros da escola uma atividade física e de lazer desafiadora, e podem atingir seu próprio Everest com segurança. O grande prazer de escalar é a experiência de superação que a atividade favorece. Vencer um desafio colocado por si mesmo é algo gratificante e motivador.
A escalada na escola tem o objetivo central de oferecer aos alunos essa vivência que implica, entre outras coisas, planejamento, dedicação, equilíbrio e disposição.

Aprender as técnicas em ambiente interno e, depois, poder sair e experimentar essas técnicas em diferentes espaços da natureza, como rochas litorâneas em Ubatuba e montanhas no interior de São Paulo (Pedra Bela), é muito gratificante.


Informações Escalada 1 vez por semana
Informações Escalada 2 vezes por semana

 

Escalada (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio


Quando alguém pensa em escalada, imagina pessoas em montanhas nevadas ou com um abismo sob seus pés, sustentadas por cordas de menos de 2 centímetros de espessura. Mas hoje é cada vez mais comum vermos crianças subindo paredes coloridas de escalada, construídas em parques, escolas e clubes. Pessoas de todas as idades, com diferentes níveis de habilidade, encontram em ginásios de escalada e muros da escola uma atividade física e de lazer desafiadora, e podem atingir seu próprio Everest com segurança. O grande prazer de escalar é a experiência de superação que a atividade favorece. Vencer um desafio colocado por si mesmo é algo gratificante e motivador.
A escalada na escola tem o objetivo central de oferecer aos alunos essa vivência que implica, entre outras coisas, planejamento, dedicação, equilíbrio e disposição.

Aprender as técnicas em ambiente interno e, depois, poder sair e experimentar essas técnicas em diferentes espaços da natureza, como rochas litorâneas em Ubatuba e montanhas no interior de São Paulo (Pedra Bela), é muito gratificante.

Informações Escalada 1 vez por semana
Informações Escalada 2 vezes por semana


Esporte de Aventura (Fundamental 2)

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
Segundo alguns estudos, este será o século das atividades de aventura e ao ar livre. A introdução dessa atividade em 2013 foi gradativa, e podemos afirmar que um significativo número de alunos aprovou a ideia. O conteúdo do programa envolve atividades que vão do aprender a andar até manobras em bicicleta, skate, patins, slackline e também a exploração de corrida com orientação de bússola, ampliando o conhecimento em deslocamentos espaciais.

Informações Esporte de Aventura 1 vez por semana
Informações Esporte de Aventura 2 vezes por semana

Esporte de Aventura (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Segundo alguns estudos, este será o século das atividades de aventura e ao ar livre. A introdução dessa atividade em 2013 foi gradativa, e podemos afirmar que um significativo número de alunos aprovou a ideia. O conteúdo do programa envolve atividades que vão do aprender a andar até manobras em bicicleta, skate, patins, slackline e também a exploração de corrida com orientação de bússola, ampliando o conhecimento em deslocamentos espaciais.
 

Informações Esporte de Aventura 1 vez por semana
Informações Esporte de Aventura 2 vezes por semana

Oficina Lúdico-motora e Esportiva

Para alunos de 1º e 2º ano do F1


Com a intensa urbanização e a difícil correria do dia a dia, as crianças têm tido menos espaço e tempo para explorar o universo motor.
Os objetivos da Oficina Lúdico-motora e Esportiva serão os de estimular as capacidades coordenativas e a introdução dos gestos esportivos de diferentes modalidades, por meio de jogos, brincadeiras e esportes adaptados, aumentando a vivência motora e a cultura esportiva dos alunos.


Mais Informações

Oficina de Esportes (Granja Viana)

Para alunos do 1º ao 3º ano do F1

Em um mundo cada vez mais urbano, as experiências motoras de nossas crianças acabam sendo diminuídas e, com o passar do tempo, temos percebido que alunos e alunas que estudam entre o 1º e o 3º ano têm dificuldade em desempenhar ações motoras que exigem coordenação.

Os objetivos da Oficina de Esportes serão os de estimular as capacidades coordenativas e a introdução dos gestos esportivos de diferentes modalidades, por meio de jogos, brincadeiras e esportes adaptados, aumentando a vivência motora e a cultura esportiva dos alunos, aumentando o tempo de prática corporal e elevando a competência motora dos alunos.



Mais Informações

Educação Física (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio


As aulas de Educação Física são desenvolvidas no mesmo período de aulas, ou seja, tanto no Fundamental 1 quanto no Fundamental 2 elas acontecem no período da manhã. Já no Ensino Médio elas passam a acontecer no período da tarde e os alunos podem optar em cumprir os créditos (frequências) em duas frentes: -nos Treinos Esportivos ou nas Aulas de Educação Física.

Se a opção for pelas aulas de Educação Física, o aluno terá um currículo diversificado incluindo:

  1. Jogos e brincadeiras da cultura popular.
  2. Fitness school, massagem e propriocepção.
  3. Atividades de circo e desporto.
  4. Tutoria com alunos da Educação Infantil.

São três turmas distintas: uma na quarta-feira e duas na sexta-feira.

 

Mais Informações
 

Cultural

Música (Granja Viana)

Para alunos de 4º, 5º e 6º ano
Interagir com a linguagem musical pelo contato com as diversas formas de expressá-la e de uma forma que desperte o interesse dos alunos dessa faixa etária é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, são exemplos do que oferecemos em sala de aula para os alunos, que terão contato com diversos instrumentos.
 

Mais Informações

Criação Musical

Para alunos de 1º, 2º e 3º ano do F1

Brincar com a linguagem musical pelo contato com a dança, com brincadeiras, com jogos e instrumentos é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, brincadeiras cantadas e jogos musicais com copos são exemplos do que oferecemos em sala de aula para as crianças, que terão contato com instrumentos como xilofones, metalofones, chocalhos, tambores, cajones, entre outros. Canções de Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Beatles também são abordadas.

Vídeo com trechos da aula



Mais Informações

Criação Musical (Granja Viana)

Criação musical para alunos do início do Fundamental 1

Brincar com a linguagem musical pelo contato com a dança, com brincadeiras, com jogos e instrumentos é o objetivo principal deste curso. Atividades como composição de música em grupo, aprendizagem de melodias e ritmos, gravação de trilhas sonoras, brincadeiras cantadas e jogos musicais são exemplos do que oferecemos em sala de aula para as crianças, que terão contato com diversos instrumentos.


Vídeo com trechos da aula



Mais Informações

Grupo de Violão do Fundamental 1

Para alunos do 3º, 4º e 5º ano.

O principal objetivo deste curso é criar possibilidades para que os alunos aprendam a tocar junto com seus colegas, em um clima de cooperação e troca de saberes. Conforme o repertório de canções e peças para violão solo é desenvolvido, são abordados elementos como interpretação de melodias, batidas, solo, voz e outros fundamentos da linguagem musical relacionados ao instrumento. Exemplos de atividades: criação conjunta de arranjos para grupo de violões, aprendizagem de peças para violão e voz, aprendizagem de peças para violão solo e composição em grupo. Cada aluno deverá trazer o seu próprio violão.

Assista aos filmes aqui e aqui




 

Mais Informações
 

Grupo de Violão do Fundamental 2

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
O principal objetivo deste curso é criar possibilidades para que os alunos aprendam a tocar junto com seus colegas, em um clima de cooperação e troca de saberes. Conforme o repertório de canções e peças para violão solo é desenvolvido, são abordados elementos como interpretação de melodias, batidas, solo, voz e outros fundamentos da linguagem musical relacionados ao instrumento. Exemplos de atividades: criação conjunta de arranjos para grupo de violões, aprendizagem de peças para violão e voz, aprendizagem de peças para violão solo e composição em grupo. As aulas acontecem em grupo de até 7 alunos por turma e cada aluno deverá trazer o seu próprio violão. Abaixo vídeo produzido com imagens e gravações das aulas.

Clique aqui e assista ao vídeo.


Mais Informações

Programação: primeiros passos

Para alunos de 2º e 3º ano do F1
O curso tem como objetivo o contato com a história dos games e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produto final do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch, que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab.
 
Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.
 
Assista ao vídeo do curso aqui.
 

Mais Informações

Programação: primeiros passos (Granja Viana)

Para alunos de 1º ao 3º ano do F1 (e alunos do 4º ano da tarde)
O curso tem como objetivo o contato com a história dos games e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produto final do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch, que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab.
 
Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.
 
Assista ao vídeo do curso aqui.
 

Mais Informações

Programação e Criação de Jogos

Para alunos de 4º e 5º ano F1

O curso tem como objetivo o contato e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produtos do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch (http://scratch.mit.edu), que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab - laboratório de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Tecnologia Massachusetts.

Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.

 

Assista ao vídeo do curso aqui

 

 

Mais Informações

Programação e Criação de Jogos (Granja Viana)

Para alunos do 4º (manhã), 5ºs e 6ºs anos

O curso tem como objetivo o contato e a exploração de jogos de referência, visando a criação de jogos eletrônicos como produtos do curso. Usaremos algumas ferramentas já conhecidas pelos alunos e também programas como o Scratch (http://scratch.mit.edu), que usa uma linguagem de programação desenvolvida pelo MIT Media Lab - laboratório de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Tecnologia Massachusetts.

Os alunos irão manipular vários tipos de mídias, participar de todas as etapas de construção de um jogo, além de publicar suas criações para divulgação e interação com os colegas e a escola. Usaremos a comunidade de trocas do Scratch e o site do curso.

 

Assista ao vídeo do curso aqui

 

 

Mais Informações

Programação e Mídias Digitais

Para alunos do 6º ao 9º ano do F2
Nesse curso os alunos poderão experimentar o uso de diversos programas visando a edição e criação de animação, vídeo e áudio, programação para o desenvolvimento de peças digitais, jogos e aplicativos para celular e tablet, além de experimentar novos "mundos" virtuais.

Em cada trimestre iremos explorar técnicas distintas a partir do conhecimento e experiência do grupo, dentre elas, criação de elementos em realidade aumentada, construção de mundos e programação em LUA no servidor de Minecraft da escola, programação e robótica por meio do uso de placas como Makey Makey e Arduino, manipulação de mídias e criação de material 3D, edição de vídeo, etc., sempre com o uso das tecnologias, ampliando as possibilidades de trabalho.

Assista ao vídeo do curso aqui


Mais Informações
 

Teatro F1

Para alunos de 2º a 5º ano.
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.

Assista ao vídeo do curso aqui


 

Mais Informações
 

Teatro F2

Para alunos de 6º a 9º ano.
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.

Assista aos vídeos do curso aqui
e aqui


 

Mais Informações
 

Teatro E.M.

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
A oficina visa o estudo do teatro a partir da identificação de alguns elementos dessa linguagem em jogos tradicionais e cooperativos. Dentre eles, podemos destacar a organização espacial, a construção do corpo das figuras envolvidas, a contagem do tempo e os temas suscitados. A oficina resultará em um experimento cênico elaborado colaborativamente com os alunos.
 

Mais Informações

Yoga para Crianças

Para alunos do 1º ao 5º ano do F1
O Yoga para Crianças se propõe a trabalhar por meio de exercícios respiratórios e posturas físicas o desenvolvimento da concentração e o desenvolvimento psicomotor. A prática da Hatha Yoga tem como objetivo permitir que o praticante aprofunde a relação de seu mundo interno de pensamentos e sensações com o mundo externo de ações e realizações, num processo que permite também o desenvolvimento da força física, da flexibilidade, da agilidade e da consciência corporal e tranquilidade física e mental, ajudando a controlar a ansiedade, entre outros. Mesmo sendo uma prática milenar, a Yoga se demonstra nos dias de hoje uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem a pratica.
Veja aqui cenas da aula!
 

Mais Informações

Vilalê - Clube de Leitura da Vila

Para alunos do Ensino Fundamental 2

O Vilalê proporciona um espaço fora de sala de aula, no qual leitores se encontram para conversar sobre livros, trocar impressões, ideias, emoções e compartilhar os prazeres da leitura literária, contribuindo para seu percurso leitor e para a construção da identidade do grupo. Os encontros são quinzenais e os títulos são sugeridos e eleitos pelos participantes, que após a escolha, precisam ter seu próprio exemplar.

Essa atividade é gratuita e acontece às sextas-feiras, das 16h30 às 17h30, na unidade Butantã.
 
Inscrições na biblioteca.

Idiomas e Ciências

Espanhol (Ensino Médio)

Para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio 
Mais do que ensinar a praticar uma língua, um curso de idiomas é uma oportunidade riquíssima para cultivar o conhecimento sobre determinada cultura. A amplitude dessa palavra nos dá a medida de quão vastas são as possibilidades de explorar o idioma, sempre que considerarmos que as palavras podem ser compreendidas como retrato, criação e criadoras de cultura.
 
A Escola da Vila promove aos alunos de 1º e 2º anos de Ensino Médio um curso de espanhol, que será realizado com aulas semanais nos meses de fevereiro a outubro de 2018. O curso visa a uma trajetória que inclui tanto uma abordagem instrumental da língua quanto um percurso pela cultura  argentina. Em consonância com os conteúdos abordados em Ciências Humanas no 1º ano do Ensino Médio, serão abordados temas relativos à história desse país, com foco no processo de urbanização de Buenos Aires e na construção de um modelo de Estado que tem fortes paralelos com a história do Brasil. As aulas farão uso da produção cinematográfica, jornalística, literária e artística da Argentina, sempre em espanhol.
 
O projeto ainda contempla um intercâmbio, por meio do qual alunos da Vila recebem, por quinze dias, um aluno de uma escola parceira (Colegio de la Ciudad: http://www.colegiodelaciudad.org/), sediada na região central de Buenos Aires. O inverso ocorre depois, quando os alunos argentinos recebem os inscritos do curso de espanhol da Vila, por quinze dias, na capital portenha.
 
A etapa do intercâmbio em si está sujeita a uma análise da situação escolar do aluno por parte da orientação educacional, visto que ela implica, por um lado, em se ausentar das aulas ministradas na Vila e, por outro, produzir trabalhos e pesquisas durante a estadia na Argentina.
 
Confira os vídeos, ensaios e depoimentos produzidos por alunos das turmas anteriores no blog: http://www.escoladavila.com.br/intercambio/brasilargentina/
 

Mais Informações

GIC - Grupo de Investigação Científica

Para alunos do 6º ao 8º ano do F2
Este é o curso ideal para quem gosta bastante de Ciências, é curioso e persistente! Orientados por um(a) professor(a) de Ciências, os alunos desenvolvem projetos investigativos, em grupos. O curso abrange tanto experimentos e investigações propostas pelo professor como oferece também a oportunidade de orientação e apoio a um projeto de investigação inteiramente desenvolvido pelo aluno. Nesse último caso, é necessário que o(s) aluno(s) apresentem propostas estruturadas e compatíveis com nosso contexto escolar e recursos disponíveis no laboratório. 

É importante saber que nesse curso os alunos precisarão fazer leituras extras e registro escrito dos projetos desenvolvidos, pois, para “por a mão na massa” como um cientista, é preciso muito estudo também!


Assista aos vídeos:
GIC 1
GIC 2

Mais Informações

Projeto Direitos Humanos e Cidadania (Ensino Médio)

Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Encontros em que os alunos são convidados a conhecer diferentes realidades sociais e discuti-las, tendo alguns aportes teóricos, como o ECA e a declaração dos Direitos Humanos. Desses encontros desdobram-se ações políticas em âmbitos diversos: desde organizações de bairro até encontros no Fórum da Criança e do Adolescente ou em audiências públicas na Assembleia Legislativa. Essa atividade acontece quinzenalmente, às quartas-feiras.

Iniciação Científica em Biologia e Química - Instituto Butantan (Ensino Médio)
Para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
No início do ano é feita a seleção dos alunos e o dia da semana depende do professor pesquisador do Instituto.
O projeto de iniciação científica júnior possibilita aos alunos selecionados o acompanhamento e o apoio a pesquisas científicas reais, em um dos maiores centros de pesquisa biomédica do país.