O dia em que Nate entrou para a história

Por: Tiago Provenzano

Ficha técnica

Título: O dia em que Nate entrou para história

Autor: Lincoln Peirce.

Ilustrador: Lincoln Peirce.

Editora: Sextane.

Categoria: Literatura infanto – juvenil.

 

“Nate é muito engraçado, um sucesso!” diz Jeff Kinney, autor de um best–seller da literatura infantil, “Diário de um Banana”. O autor Lincoln Peirce, cartunista e escritor, criou as tirinhas de Nate originalmente chamado “Big Nate”, e logo a seguir foram publicadas em mais de 200 jornais nos Estados Unidos. Vendo que seus fãs adoravam admirar suas belíssimas ilustrações, resolveu criar uma série de livros sobre Nate.

O primeiro livro chama “O dia em que Nate entrou para história”, diz sobre um menino da sexta série que sonha em ser famoso e tem muita confiança de que algum dia isso irá acontecer. Certo dia Nate leu em um biscoito da sorte que estaria destinado a fama, ultrapassar os outros e superar recordes, com isso a confiança foi aumentando cada vez mais. A história trata das tentativas que não dão certo, até uma tentativa que dá certo, fazendo o livro ser uma grande comédia.

Na minha opinião o mais interessante do livro são as detalhadíssimas ilustrações, feitas com apenas cores pretas e brancas com tinta nanquim, uma tinta que normalmente é usada para cartunistas, fazem com que os desenhos tenham um contraste e um toque de realidade, como esta:

A imagem a cima mostra uma das primeiras páginas do livro, quando Nate mostra para o leitor que sempre quis entrar na fama, ou melhor, IRÁ entrar para história.

A imagem ao lado retirada da capa do livro mostra nosso herói, Nate, saindo de um ícone muito conhecido pelos admiradores de gibis e coisas do tipo… Um balão de fala, que mostra que o livro obviamente terá quadrinhos junto com os textos.

Além de ser uma hilariante história, as detalhadas ilustrações fazem o livro ser muito bom e interessante.