Pesquisas

Um projeto amplo e eficiente de formação de usuários nos dias de hoje não pode prescindir da informatização do acervo e dos serviços da biblioteca. Não há como pensar em pesquisa, autonomia do usuário e crítica da informação sem o acesso qualificado aos dados bibliográficos internos e aos sistemas exteriores ao da escola. Acesso não é um fim em si mesmo, mas é um passo necessário para que se chegue ao uso interativo das bibliotecas e dos suportes da informação que elas oferecem.

Pensando nisso, a Escola da Vila iniciou um grande processo de informatização que começou pela escolha do software compatível com as necessidades de sua comunidade e que se abre agora à pesquisa online em seis grandes classes: generalidades, filosofia, religião, ciências sociais, línguas e literatura. No interior delas devemos destacar algumas sub-classes  importantes como psicologia, sociologia, política e nossa coleção especial de educação.

A maior parte das necessidades do usuário pode ser suprida por meio da pesquisa simples, que consiste em procurar através de palavras do vocabulário corrente que façam parte do título, ou do nome do autor ou ainda do assunto desejado. A partir do resultado conseguido, o usuário pode começar a refinar sua busca através dos índices ou da pesquisa avançada.

Toda e qualquer dúvida pode ser levada aos funcionários das bibliotecas que estão capacitados para orientar tanto alunos quanto funcionários da escola.