Projeto Catálogo literário – 3º ano EF – Histórias de Andersen

O projeto de trabalho do 1º trimestre do 3º ano, Catálogo literário – histórias de Andresen, tem como objetivo tanto vivenciar situações de leitura e análise dos contos escritos por Hans Christian Andersen, estudando seus textos, um pouco da sua vida e do seu perfil como autor, como escrever indicações literárias de alguns contos escolhidos por cada grupo. Nesta etapa da escolaridade, escrever indicações representa um grande desafio, pois, não se trata simplesmente de tecer uma crítica a respeito de uma obra, sim de elencar aspectos que a destacam em relação a outras, para motivar, instigar que outras pessoas leiam, apreciem; ou seja, é um desprender-se de uma opinião pessoal.

Tendo em vista toda a complexidade desta produção, algumas etapas foram imprescindíveis para a composição dos catálogos:

– A leitura de vários títulos de Andersen.
– A pesquisa sobre alguns fatos da vida do autor.
– A produção de registros sobre as leituras.
– A seleção das obras que fariam parte catálogo da turma.
– O planejamento e a textualização de indicações em duplas.
– O processo de revisão dos textos, incluindo aspectos que envolvem a coerência e a coesão, a pontuação, a ortografia, entre outros definidos por cada professor.
– A edição do material feita por cada uma das duplas.

Agora fica o nosso convite para que conheça cada um dos catálogos, escolha as suas histórias preferidas e desfrute dos belíssimos contos de Andersen!

3º ano B 3º ano C
3º ano D 3º ano E