SEGUINDO A SI PRÓPRIOS

Autor: Joanna Cannon
Editora: Morro Branco
472 páginas

Resultado de imagem para Entre Cabras e OvelhasEm uma pequena Vila no Interior da Inglaterra, o misterioso sumiço da Sra. Creasy é o novo assunto das fofocas da vizinhança. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu ela, mas todos arriscam opiniões sobre o seu desaparecimento. Mas mesmo com diversos julgamentos, as pequenas Grace e Tilly não se conformam com as opiniões alheias e passam seus dias à procura de novas pistas, de porta em porta. Mais uma porta a bater para Grace e Tilly, mais um segredo a esconder para os adultos. Essa é a história relatada por Joanna Cannon em seu livro “Entre Cabras e Ovelhas”, publicado no ano de 2016.

Na prolongação da leitura é bastante questionável o porquê do título do livro, mas em um certo momento do enredo o padre, personagem coadjuvante, diz a seguinte frase: “As pessoas são como cabras e ovelhas, se se desviarem da estrada ou pararam de seguir seus pastores, se perdem, e se elas se perdem é preciso que se achem novamente”. Essa frase é totalmente reveladora, pois com ela podemos ver que o título se aplica totalmente ao enredo.

O livro mostra como na vida existem dois tipos de pessoas: Os pastores, os que guiam, os que criam, os que escolhem, os que influenciam. E as cabras e ovelhas, as que seguem, as que  indiretamente são influenciadas, as que não escolhem. Mas mesmo os pastores são cabras e ovelhas, mesmo os pastores acabam seguindo outros pastores.

A obra trata de forma sutil como indiretamente a sociedade está cheia de seguidores sem rumo com o propósito de se encaixarem. Em sua frase, o padre comenta que é preciso se encontrar caso se perca, isso mostra a necessidade do ser humano de se encaixar, de não se perder, mesmo se quando perdidos acabamos nos achando mais do que localizados. Ninguém está livre de seguir o que a sociedade impõe, incluindo os ditadores de padrões. A obra consegue nos fazer pensar em diversos ângulos, “Entre Cabras e Ovelhas é uma excelente experiência literária para refletir”.