História cômica feita para dar risadas

Ficha técnica:

Título do livro: Diário de um Banana                                                                               Por: Pedro Henrique Lourenço Fuchs

Autor: Jeff Kinney

Editora: V & R

Número de páginas: 217 (todos os livros da série “Diário de um Banana” têm 217 páginas)

O livro ” Diário de um banana”, escrito por Jeff Kinney, é uma obra que trata de maneira cômica a vida de um garoto que tenta ser popular na escola.  A linguagem é muito engraçada e sublime. Greg Haffley personagem principal da história tenta ser popular na escola a qualquer custo, para poder ficar na turma dos descolados e também ficar ao lado de garotas, mas o que realmente deixa a história cômica são as trapalhadas que Greg e seu melhor amigo Rowley fazem.

Outro motivo para a história ser ridiculamente cômica é que os dois melhores amigos vivem brigando de maneira infantil um com o outro. Podemos perceber isso no trecho,: “Falei para o Rowley que ele estava sendo bebezão e começamos a nos empurrar. Bem quando parecia que íamos entrar nas vias de fato, fomos emboscados na rua.”

Greg por ser narrador e personagem principal da história, quando narra fica mais rico no aspecto de comédia porque ele pode dar mais detalhes sobre confusões e sobre episódios acontecidos na história, pois Greg praticipou desses acontecimentos

A história também trata de várias linguagens geralmente usadas por adolescentes e crianças como por exemplo “boiola” que é uma palavra agressiva, homofóbica e que nesse contexto é engraçado. Mas quando tratamos desse tema na vida real não há graça nenhuma, porém as crianças podem se divertir com essas bobagens na vida real, ou seja, a narrativa mostra o cotidiano escolar com línguagem agressiva, preconceito, homofobia, bullying, as brincadeiras infantis que um amigo faz com o outro, como por exemplo o toque do queijo: uma pessoa deixou um queijo cair no chão do ginásio da escola em que Greg estuda e uma vez um gringo tocou no queijo e todos da escola começaram a gritar: Ele está com o toque do queijo!!!. Porém o garoto gringo voltou para o seu país e depois mais ninguém tocou no queijo. Ou também a caca de nariz: Um amigo do Greg o convida para ir a sua casa e depois de muito tempo enchendo, ele correu porque o Fregley, estava correndo atrás dele com uma caca de nariz, até que se tranca no banheiro e o Fregley manda uma carta com a caca de nariz para o Greg debaixo da porta e quando foi pegar a carta, ele tocou na caca e desmaiou, entre outros.

O bullying é usado na vida real como uma ofensa muito grave, mas no título “Diário de um banana” ele aparece em exagero, pois o seu personagem principal (Greg Haffley) sofre bullying dos adolescentes mais velhos da escola, porém faz Bullying com os mais novos da escola. O bullying já que na história é tratado de maneira exagerada, infantil e boba, é engraçado, nós esquecemos que isso acontece na realidade, o leitor poderia ficar incomodado com o tema, porém não fica.

As ilustraçōes do livro revelam traços simples, como o desenho de uma criança destacando ainda mais a infantilidade, a ingenuidade e o humor.

O “Diário de um banana” é um livro que trata sobre a convivência com seus familiares (principalmente com o Rodrick seu irmão mais velho), o bullying que ele faz e sofre dos mais velhos e sua amizade com Rowley, esses são vários assuntos sérios presentes na atualidade, e que no livro são tratados de maneira boba e infantil.