VERDADEIRA AMIZADE

por Antônio Terahata Scatolini Menten
6ºA – Unid. Butantã

Título do conto: O amigo devotado
Livro: O jovem rei e outras histórias
Autor: Oscar Wilde
Editora: Ática

No conto “O amigo devotado”, um pintarroxo* explica o que é um mau exemplo de companheirismo a um ratão do banhado e a uma pata, narrando a história da amizade de Hans e do Moleiro, ambos de classes sociais muito desiguais, porém Hans ainda continua a deixar ser aproveitado pelo Moleiro, o mais rico dos dois.

Nesta obra, o autor Oscar Wilde esconde muitos significados, pequenos, porém profundos, como a forte vontade de continuar a ter um amigo, sem perdê-lo em qualquer circunstância, até sacrificando muitos, de seus próprios bens, somente para agradar o outro: “O pobre e pequeno Hans estava muito ansioso para ir trabalhar no seu jardim, pois havia dois dias que suas flores não eram regadas, mas não lhe agradava recusar um pedido do Moleiro, já que era seu grande amigo” este trecho do livro passa uma idéia, de ser uma obrigação ajudar um amigo, e não algo bom e agradável, outro dos motivo de não ser uma boa amizade e sim, um tipo de exploração.

A amizade entre o Moleiro e o pequeno Hans é a pura exploração. Hans é um jardineiro muito bom em sua profissão e que ama seu jardim, porém o Moleiro todo dia de primavera, verão e outono vai buscar flores no jardim de Hans, dificultando a vida do pequeno jardineiro. O inverno é a única época que o Moleiro não visita Hans pois ele não tem flores para vender, tornando esta a época mais difícil para Hans pois ele ganha a vida vendendo suas flores.

Uma certa noite escura e chuvosa, o filho do Moleiro cai da escada, se machucando, em vez de chamar o médico o Moleiro foi até a casa de Hans, pedindo a ele que fosse e chamasse o médico, mesmo Hans pedindo emprestada a lanterna do Moleiro pois estava escuro, o tal nega pois nada de errado pode acontecer com a lanterna que era nova, então Hans vai até o médico e o chama mas, ele só tem um cavalo então Hans tem de voltar a pé, a chuva estava muito mais forte e Hans se perde. Na manhã seguinte seu corpo é encontrado em um buraco fundo que tinha enchido de água.

Na narrativa, Hans é a pura devoção feita de afeição tola, e o Moleiro é a manipulação derivada do aproveitamento.

*um pássaro