A força da reflexão e do registro da prática pedagógica

10557269_476894662447841_8378038898098976193_n
Andrea Tambelli atua, também, como formadora pelo Centro de Formação da Escola da Vila

foto 1-1
Maria Eugenia Kira (Tucha)

_

Por Fernanda Flores

Começamos o segundo semestre com energia renovada, e retomamos esse blog com uma notícia que muito nos orgulha: mais uma vez, o reconhecimento de nossos professores com o prêmio “Educador Nota 10” organizado pela Fundação Victor Civita*.

Sabemos que um dos principais diferenciais da Escola da Vila reside na qualidade de sua equipe pedagógica: professores comprometidos com o constante questionamento e avaliação das práticas realizadas em sala de aula, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A dedicação e o desafio ao pensar como os processos de aprendizagem transcorrem para cada um de nossos alunos em contextos diversos; o compromisso constante em nos fazermos perguntas sobre as propostas encaminhadas no dia a dia; as trocas intra equipes e entre equipes, para afinarmos o percurso que os estudantes trilham ao longo de sua escolaridade são alguns dos exemplos que retratam a força que mobiliza nossa equipe a registrar e pensar sobre o fenômeno de como nossas crianças e jovens aprendem mais e melhor.

Essa reflexão se explicita cotidianamente em diversas instâncias: em reuniões de equipe, registros de aula, materiais para supervisão externa, artigos produzidos para os simpósios internos, trabalhos que nossos professores apresentam em congressos e encontros de educação.

Assim, orgulhamo-nos de ser uma equipe que produz e compartilha conhecimento: princípios centrais que também regem o que almejamos para os alunos numa perspectiva de ensino construtivista.

Andréa Tambelli, professora do 2º ano, foi uma das vencedoras do prêmio de 2014. Seu trabalho explicita reflexões sobre aprendizagens matemáticas advindas do estudo de medidas convencionais e não convencionais via seus usos na culinária. Seu trabalho foi classificado entre os dez melhores de um total de aproximadamente 3.500 inscrições de todo o Brasil e será amplamente divulgado pelos meios de comunicação, sendo o prêmio entregue em cerimônia especial, dia 20 de outubro.

Maria Eugenia Kira (Tucha), professora do G1, também teve seu trabalho selecionado entre os cinquenta melhores do ano, e nele apresentou reflexões sobre as propostas de leitura e conversas literárias envolvendo a coleção “Estela”, lida para as crianças ao longo do 1º semestre.

Celebramos a premiação deste ano mais uma vez, destacando a força de uma equipe tão especial!

Bem vindo segundo semestre!


* Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente 3 mil educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do prêmio, em diferentes áreas do conhecimento.

Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os cinquenta finalistas, dentre os quais vinte são premiados e, entre eles, os dez “Educador Nota 10”.