Conversa de Professor 3: reflexões sobre o atendimento à diversidade

15_08_2014

Por Zélia Cavalcanti

Como aconteceu nos últimos dois anos, em meados de julho lançamos um novo número da revista Conversa de Professor, divulgando reflexões pedagógicas gestadas durante o planejamento escolar e socializadas com a equipe durante o anual Simpósio Interno da Escola da Vila.

O processo de produção dessa publicação se inicia nas primeiras semanas de trabalho de cada ano, quando nossos profissionais são convidados a dedicar atenção especial a um determinado tema relacionado à atividade docente, sobre o qual terão que escrever já que, no segundo semestre, durante o simpósio interno, será ele o centro das apresentações e discussões.

Em 2013, o foco dessa atenção foram os procedimentos de ensino que melhor atendiam à necessária relação entre os princípios da interação e da diversidade. Cada profissional, grupos de série ou segmento deveria identificar, descrever e analisar os mais eficientes em termos da produção de novas e melhores aprendizagens para todos.

No percurso investigativo para a identificação de quais seriam, dentre as propostas já em uso, as mais adequadas em função dos conteúdos específicos e do momento de escolaridade de cada grupo de alunos - aquelas que envolviam um conjunto de ajudas diferenciadas para que todos os alunos de uma mesma classe aprendessem determinados conteúdos, mesmo estando em diferentes momentos do processo de aprendizagem - professores e orientadores, da Educação Infantil ao Ensino Médio, reconheceram que trabalhar em parceria, com colegas de série ou segmento, era um caminho não só possível, mas também desejável e proveitoso. Viram também que, em algumas condições específicas, envolvendo conteúdos a ensinar e o momento de aprendizagem de alguns alunos de seu grupo, a produção de um suporte material específico era fundamental. Selecionamos, para o terceiro número de Conversa de Professor, dez artigos que exemplificam esses encaminhamentos e as parcerias que se mostraram indispensáveis para os resultados alcançados.

Nas edições de 2012 e 2013, cerca de dois mil exemplares impressos foram distribuídos a educadores de escolas parceiras e aos inscritos nas ações de formação, presenciais, organizadas pelo Centro de Formação; e uma versão digital do formato impresso foi também disponibilizada na área de publicações do site.

Agora, em 2014, seguindo a política de digitalização da comunicação do Centro de Formação, decidimos iniciar a transição para transformar essa publicação em revista digital. Nesse sentido, para esse número, não teremos mais a versão impressa, apenas a versão digital, disponibilizada no site também com possibilidade de leitura em tablets e smartphones. E, em 2015, ao ser publicada, já estará redesenhada para atender as características das edições eletrônicas.

Conheça Conversa de Professor 3