Prêmio da Fundação Victor Civita Professor nota 10

Por Andréa Dias Tambelli

Frequentemente, escrevemos para o blog da Escola da Vila e, especialmente desta vez, fui convidada a compartilhar o trabalho que realizei com os alunos do 2º ano sobre medidas e pelo qual fui premiada pela Fundação Victor como “Professor nota 10”.

Este prêmio veio ao encontro da minha satisfação em relação às aprendizagens alcançadas pelas crianças. O que me deixou duplamente feliz.

Esta sequência de trabalho favorece a realização de muitas medições que foram feitas para o preparo de alguns alimentos, tomando como referência uma seleção de receitas que contém medidas de massa e volume, especialmente, como uma oportunidade que oferece sentido às medições.

O trabalho com receitas oferece uma gama de possibilidades de medições exatas e aproximadas (colher, xícara, gramas, unidades, litro), usando instrumentos convencionais e não convencionais. Nesse trabalho, as receitas foram escolhidas de modo a contemplar diversas possibilidades para que, posteriormente, fossem discutidas e problematizadas.

Este conjunto de atividades teve por finalidade também contextualizar a necessidade de comparar diferentes unidades de medida, conhecer novos instrumentos para medir e assim, garantir aproximação a novos conteúdos relacionados à proporcionalidade, além da possibilidade de fazer estimativas quanto ao peso dos ingredientes.

Os alunos foram convidados ainda a pensar sobre o dobro e a metade de uma receita, pois estas seriam oferecidas a outras classes demandando o ajuste das porções em relação a quantidade de alunos. E algumas perguntas se colocavam:

Qual é o dobro de meia xícara de água? Quanto pode ser a metade de três colheres de água?

A ideia de dobrar e propor a metade de uma receita, não é de forma alguma trabalhar com números fracionários nesse momento da escolaridade, porém, esses números se apresentam nas receitas e essa é uma oportunidade de colocar os alunos para pensar sobre essas relações. A proposta não é sistematizar conteúdos dessa natureza e sim, promover situações para que os alunos, dentro de um contexto real, possam ampliar seus conhecimentos sobre números.

Os alunos ficaram muito envolvidos pelas propostas durante toda a sequência. Aprenderam muito sobre unidades de medidas e medições. Puderam ampliar ainda mais os conhecimentos relacionados aos números e como eles se organizam, ainda que com ajuda, para que o preparo das receitas tivesse êxito.

Fiquei muito satisfeita com o trabalho e aproveito para agradecer a toda a equipe da Escola da Vila, que tanto favorece reflexões acerca do ensino, oferecendo interlocuções de qualidade apoiadas no estudo e comprometimento de seus profissionais. Agradeço também todas as manifestações de carinho que recebi. É mesmo muito gratificante ser reconhecida por um trabalho realizado, com o qual pude observar tantas aprendizagens conquistadas.