Imersão tecnológica e formação de professores

05_09_2014

Por Helena Andrade Mendonça

Qual a melhor forma de capacitar o professor para o uso de tecnologias? Sabemos que as tecnologias funcionam como amplificadoras da prática pedagógica, ou seja, se a proposta já é boa, normalmente as tecnologias chegam para aprimorá-la. O contrário também é verdadeiro, os problemas se tornam ainda maiores. Dessa forma, o foco de uma formação deve sempre ter atrelado o técnico ao pedagógico? Em que medida?

Essas são algumas das questões que nos fazemos sempre que pensamos em ações de formação junto aos professores. Na Vila, o cardápio é bem variado, tentamos organizar oficinas mais técnicas, de recursos que já usamos pelo menos em uma proposta de sala de aula, sempre com um objetivo principal, por exemplo, recursos para a organização de linhas do tempo, esquemas, para edição de vídeo e outros. Além disso, procuramos também promover espaços, nas reuniões pedagógicas, para a discussão de práticas que tenham usado alguma tecnologia de forma inovadora, criativa, e que possam ser conhecidas e analisadas pelos colegas.

Participamos, recentemente, de uma oficina organizada pelo centro de inovação Krause Institute, cujo objetivo principal é formar professores para o uso de tecnologias. Foi um dia de imersão tecnológica. Nossos professores, Kyle e Elizabeth, começaram com uma proposta de discussão sobre o uso de redes sociais na sala de aula, e trouxeram questões bastante importantes sobre o uso de Facebook, Twitter e outras redes/ comunidades, como Edmodo, Google+, Youtube, Pinterest, para o trabalho com os alunos, mas principalmente para a construção de uma PLN (Professional Learning Network) ou rede profissional de aprendizagem com o uso dessas comunidades. Vimos também e pudemos explorar recursos diversos da web 2.0, como ferramentas de produtividade, de curadoria de conteúdos digitais, de colaboração, comunicação e criação.

Ainda, para finalizar, exploramos algumas ferramentas para o trabalho com portfólios digitais, formas de uso com os alunos e ferramentas que possibilitam a organização de arquivos/mídias diversas de forma simples, mas com possibilidades de design bastante interessantes. Algumas dessas ferramentas foram o Google Sites, Weebly, Wix e outros. Vimos e pudemos explorar muitos recursos e possibilidades, foi intenso e proveitoso. No final do dia, alguns ficaram com aquela sensação de “só sei que nada sei”, comum aos que estão começando a frequentar o mundo virtual.

"Não se desespere diante de tantas ferramentas, informações e novidades; aprofunde-se no que tem utilidade para você."

"Não entre em pânico diante da máquina, principalmente quando parecer que ela não vai funcionar e nem fazer o que você quer que ela faça. Lembre-se de que é você quem a controla e não ela quem controla você. E se isso não estiver parecendo ser verdade, conecte-se a alguém que possa te ajudar!"

Frases de Elizabeth Calhoon selecionadas por Adriana Cury, diretora da Santi em seu blog.

São muitos os aplicativos disponíveis e vasto o ambiente virtual. A seleção do aplicativo ou conteúdo adequado não é uma tarefa simples. A ampliação do repertório  é um fator fundamental; precisamos conhecer e saber selecionar, pois a questão não é a sobrecarga de informações, mas sim a falha nos filtros utilizados.

Continuamos refletindo sobre a formação dos professores visando o uso de aplicativos e recursos diversos, mas, mais importante que isso, acreditamos ser fundamental, para o trabalho de qualquer professor, a revisita à sua prática, levando em consideração questões que são profundamente impactadas pelo digital, como as relações de interação entre o aluno, o professor e o conteúdo; o abundante acesso à informação e a necessidade de filtros; a autoria e “a morte do autor isolado”, como diz Cassany ¹; o valor do compartilhamento e da colaboração nos meios virtuais; possibilidades de criação, levando em conta a multimodalidade e as outras várias presentes em nossa sociedade atual que vive entrando e saindo do mundo digital.

¹ Cassany, D. La Metamorfosis Digital em TIC en la escuela, nuevas herramientas para viejos y nuevos problemas, Las, org. Goldin, Daniel/Kriscautzky, Marina/Perel