Formação interna compartilhada: um novo desafio

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Por Zélia Cavalcanti

A ideia de formação continuada em serviço, isto é, dentro de cada unidade escolar, tem se difundido e encontrado muita receptividade entre os profissionais que coordenam escolas, sejam elas privadas ou públicas.

No entanto, não é raro ouvirmos em cursos para orientadores e coordenadores pedagógicos, que as tarefas envolvidas nesse aspecto do trabalho são o que tem se mostrado mais difícil de gerenciar dentre as funções de gestão pedagógica. Dizem que mesmo que consigam avaliar as principais necessidades da equipe, não encontram tempo, em meio a tantas tarefas cotidianas para planejar e estabelecer, e em que cronograma as ações nesse sentido serão desenvolvidas. Ao que se soma a dificuldade de encontrar, dentro da própria equipe gestora, quem possa incluir na agenda já repleta, um horário para dirigir e acompanhar os professores durante essas atividades.

A equipe de gestores da Escola da Vila também enfrenta essas mesmas dificuldades. Nesse sentido, o Centro de Formação sempre foi um aliado importante, na medida em que se ocupa da organização de algumas atividades de formação interna e, principalmente, promove as ações de formação e atualização abertas ao público, das quais nossos professores participam e, com isso, também se beneficiam da interação e do diálogo com profissionais de outras escolas.

Através dos anos, esse desejo de compartilhar processos de atualização e formação com outras instituições − básico para as atividades do Centro de Formação −, tem se expandido. A criação do Programa ZDP, ativo desde 2002, é um exemplo disso.

Agora vamos ampliar esse movimento de compartilhamento. A Escola da Vila passa este ano a socializar também o programa de formação interna de seus professores, com outras instituições, promovendo com isso mais um canal de interação e diálogo entre professores da Vila e profissionais de outras escolas, e principalmente contribuindo com a gestão desse aspecto em outras instituições.

A partir deste semestre, um conjunto de temas envolvendo conteúdos fundamentais para a formação pedagógica geral será trabalhado em diferentes momentos. Começaremos com ações voltadas a professores especialistas, objetivando contribuir para a retomada de temas dos quais muitos profissionais se afastaram durante o processo de especialização em um ou outro conteúdo curricular. A primeira delas, agora no dia 20 de setembro, durante a Primavera na Vila, abordará um tema indissociável do objetivo de formar para a autonomia intelectual no processo pessoal de aprendizagem: "Formar leitores competentes em diferentes áreas curriculares".

Ainda antes do final do ano promoveremos outro encontro, voltado para a formação da competência para a escrita em situações de comunicação envolvendo diferentes conteúdos e destinatários. Em 2015 seis outros temas serão abordados, sempre em datas pré-agendadas, e aos sábados.

Nosso desejo é que o compartilhamento da formação interna entre equipes de várias instituições possa favorecer o fortalecimento da comunidade de aprendizagem pedagógica que a Escola da Vila, através do Centro de Formação, alimenta há 34 anos.