Projeto jornalismo literário

© Copyright 2014 CorbisCorporation

Por Angela Kim Arahta e Maíra Carmo Marquez

Quando chegam ao 1º ano do Ensino Médio, os alunos já viveram a experiência da leitura e de escrita de textos jornalísticos (entrevistas, reportagens, notícias) e de textos literários (contos, poemas). No 1º trimestre, esses dois âmbitos se aproximam, quando é desenvolvido o Projeto Crônicas.

Essa proximidade entre o jornalístico e o literário segue sendo objeto de estudo no 2º trimestre. O estudo do conto se aprofunda, por meio da análise da composição de personagens, do foco narrativo e dos tipos de narrador, da construção do tempo, do nó e dos conflitos. Paralelamente ao estudo de narrativas selecionadas para o trabalho com esses conteúdos, os alunos fazem a leitura de Sete vezes rua, de João Antonio, volume que reúne contos e textos jornalísticos literários, ambientados no Rio de Janeiro. Como indica o título do livro, é na rua que o escritor vai flagrar histórias e acontecimentos privilegiados, que marcam momentos cruciais para seus personagens. Seus protagonistas vivem situações de grande vulnerabilidade, num cotidiano feito de trabalho árduo, mas também de expedientes, de comércio miúdo, de pequenos crimes, de esmolas e de prostituição. Ao longo da leitura, encontramos a vida nas ruas do Rio de Janeiro, sobretudo do Rio não-turístico, deparamo-nos com o olhar das personagens para essas ruas e, na outra mão, com o olhar dos que nela transitam para as personagens.

Essa temática nos remete tanto à leitura de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, realizada no 1º trimestre do 1º ano, quanto ao projeto Criticidades, desenvolvido na área de Ciências Humanas.

A proposta do trabalho de produção textual no 2º trimestre foi, portanto, produzir um texto jornalístico literário reportando um tema baseado na experiência da viagem de campo ao Rio de Janeiro; reportar, de forma literária, a realidade observada, o que implica explorar tanto o plano do conteúdo, que exige o trabalho com conceitos estudados em Geografia, quanto o plano estético.

Após muitas leituras de modelos, pesquisa e revisões, nossos alunos produziram excelentes textos. Convidamos você a apreciar algumas destas produções. Boa leitura!

“Vende-se a miséria!”, por Ana Carolina Amaral

“Areal x Asfalto”, por Gabriel Mazzetti Armesto