Da história à matemática: uma viagem no tempo e nas olimpíadas dos 5º anos

17_11_2014
Alguns escudos criados pelos alunos

Por Julio Cesar Pereira - Professor do Fundamental 1

Os alunos do 5º ano têm, como projeto de trabalho no terceiro trimestre, a organização da Olimpíada do 5º ano.

A ideia é oferecer ao grupo de alunos diversas informações sobre os Jogos Olímpicos e estabelecer grupos de trabalho para que possam organizar e desenvolver atividades de uma Olimpíada que ocorrerá entre os alunos de uma mesma classe. Quando os alunos começam a pesquisar e a se apropriar dos conhecimentos relacionados aos jogos olímpicos da Antiguidade, imediatamente resgatam os conhecimentos vivenciados no estudo da Grécia, realizado nos primeiros anos.

Iniciamos o projeto voltando no tempo até o ano de 776 a.C., na cidade de Olímpia, que utilizava jogos para homenagear o deus Zeus, os quais eram realizados por homens preparados física e espiritualmente. Com a invasão romana sobre os gregos, os jogos foram proibidos pelo imperador Theodosius I, em 392 a.C..

O ressurgimento dos jogos se deu em 1896, com a denominação de Jogos Olímpicos da Era Moderna, pelo Barão de Coubertin, e a frase mais significativa até hoje surgiu: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”. Neste momento, nossos alunos “trazem à tona” o projeto da Grécia, realizado no primeiro ano.

Com a tarefa de organizar a olimpíada do 5º ano, os alunos, com o auxílio do professor de Educação Física, realizam uma votação e indicam quatro capitães, que têm a incumbência de escolher os integrantes de suas equipes. Formadas as equipes, o próximo passo é a criação do nome e do escudo de cada grupo.

A próxima etapa é a escolha dos jogos que serão realizados e a forma de pontuação. Os alunos fazem novas discussões e, definidas as modalidades, iniciamos os jogos. A partir daí, o que mais se vê são os alunos fazendo contas para saber como estão indo, se estão vencendo ou quantos pontos precisam fazer para passar à frente na competição. Eles levam tão a sério que, um dia, um professor passou por mim e perguntou:

- O que você está fazendo nas aulas? Meu filho me deixou louco dizendo que não podia se atrasar, pois, tinha O-LIM-PÍ-A-DA!

A olimpíada do 5ª ano não é realizada para cultuar um deus, mas é muito aguardada pelos alunos.

Com organização deles, feita por eles e para eles, é muito bom ver o quanto se apropriam e se tornam protagonistas de suas próprias ações.

Da história à matemática, das aulas à competição.

Dá-lhe 5ºs. anos!