Existe outro lugar, além das bibliotecas Tatiana Belinky e José Mindlin, ambas da Escola da Vila, onde se pode emprestar livros para ler com os pais?

Por Dayse Gonçalves

Quem mora na Zona Oeste da cidade, mais precisamente próximo a Pinheiros, Alto de Pinheiros, Vila Beatriz, Vila Madalena e adjacências, deve ter reparado que há uma biblioteca pública muito simpática chamada ‘Álvaro Guerra’, na Rua Pedroso de Moraes. É lá que vamos com as crianças de G3 (5-6 anos) agora no mês de outubro. Pretendemos conhecer o seu acervo, fazer uma gostosa roda de leitura, lanchar e brincar no seu jardim.

Nossa bibliotecária, a Angela Muller, já esteve lá conversando com a direção e com a monitoria. Ela própria trabalhou por muitos anos numa biblioteca pública (na Monteiro Lobato, na região Central), por essa razão tem sido uma interlocutora importante, que vem nos ajudando a concretizar essa ideia de ampliar a experiência de nossos pequenos leitores, já tão assíduos e tão vorazes, apesar da tenra idade.

E quando pensei em compartilhar essa notícia no blog, fiquei pensando que argumentos poderia trazer para justificar nossa decisão, neste ano, de apresentar às crianças uma biblioteca pública.

Não será, certamente, pela suposta ameaça que a existência de novos suportes da informação e as novas tecnologias representam, pois estes pequenos não encontrarão dificuldades para lidar com isso. Não estes pequenos! Pelo contrário, para eles, as novas tecnologias serão aliadas. Insisto, eles não só já têm o hábito da leitura, como não terão dificuldades com estratégias mediáticas de acesso à cultura. Talvez até defendam uma sociedade que prescinda ou que faça uso cada vez mais reduzido do papel como suporte, por razões econômicas e ambientais. O que não quer dizer, infelizmente, que não continuaremos assistindo a um enorme fosso entre aqueles que têm acesso às tecnologias e os que não têm, enfim à exclusão social.

Por tudo isso, fico pensando que apesar de fazerem parte da camada social que pode pagar pelos livros que precisam e desejam, e sem a intenção de colocar em discussão, aqui, a problemática das bibliotecas públicas, que passa pelo seu papel na promoção da leitura e da cultura, e pelas desigualdades sociais, a começar, por exemplo, pela localização destas instituições, como é o caso da Álvaro Guerra, que é acessível justamente àqueles que dela podem prescindir, talvez nossos pequenos leitores, como usuários, tenham ainda outro papel: o de ajudar a justificar a importância deste tipo de instituição na nossa sociedade.

Esperamos, com essa visita, animá-los também vocês, pais, a providenciar a inscrição das crianças como usuários, não só na Álvaro Guerra, mas de outras bibliotecas públicas da cidade, e a incluí-las no seu roteiro cultural.

Temos notícias de que muitas contam com excelente acervo para crianças, jovens e adultos, bem como de uma programação cultural que acontece inclusive aos sábados, como sessões de contação de história, oficinas etc. No link HTTP://bibliotecas.prefeitura.sp.gov.br não só terão acesso ao acervo através dos catálogos online, como dos eventos culturais que promovem.