Capoeira da Escola da Vila

27_4_2014

-

Por Professor Marcos Mourão (Marcola)

A Capoeira é oferecida como curso de extensão curricular aos alunos da Escola da Vila desde 1993. Durante este período, trabalhamos com um número representativo de alunos, que certamente aprenderam mais do que um jogo ou um esporte. Aprenderam sobre ritmo, ginga, expressão e cultura brasileira. Aprenderam também a interagir e a respeitar os limites do corpo e do movimento de cada um. Tudo isso embalado por muita música! São conquistas que certamente ficaram guardadas na memória de cada criança que por ali passou, deixando muitas saudades!

O objetivo principal do curso é aproximar a criança, de forma significativa e prazerosa, das práticas corporal, rítmica e lúdica inerentes à capoeira, propiciando o reconhecimento do corpo como instrumento de comunicação e expressão. Em ambiente interativo e desafiador, essa aproximação é feita com brincadeiras, histórias, materiais e instrumentos rítmicos, visando à aquisição de três competências: controle do próprio corpo, ritmo e socialização.

No período complementar e na educação infantil, as crianças terão contato com os golpes básicos da capoeira, permeados por brincadeiras, histórias, músicas e muita atividade exploratória com o corpo e o material.

Nos primeiros anos do ensino fundamental, esse repertório se amplia e traz novos desafios com atividades em duplas, trios e pequenos grupos. Os gestos passam a ser cada vez mais ajustados e próximos ao jogo de capoeira. Nos anos seguintes, os aspectos trabalhados no curso se relacionam cada vez mais às regras do jogo de capoeira: a roda, os procedimentos, os toques, os tipos de jogos (Angola e Regional), consolidando o sentimento de pertencimento ao curso de capoeira da Escola da Vila.

Esse sentimento tem sido valorizado com os encontros intercolegiais de capoeira promovidos pelo curso. Em abril, as crianças do ensino fundamental participaram de um festival realizado no Colégio Santa Cruz e, agora em maio, será a nossa vez de receber escolas parceiras na nossa 25a Olimvila! Iê, viva a Capoeira, Camará!

8 ideias sobre “Capoeira da Escola da Vila

  1. Parabéns pelo trabalho, Marcola. Sei que você contribuiu muito no desenvolvimento dos meus filhos. Como mãe, sempre admirei a forma cuidadosa com que você e sua equipe desenvolvem a capoeira com os alunos. Sou bastante saudosas dos eventos de capoeira organizados pela equipe, os quais sempre foram momentos importantes de trocas e interações. Um abraço, Carla

    • Carla, tudo bem?

      Esses dias, revirando algumas fotos, encontrei imagens do Gabriel e do Caio Labaki! Guardo com carinho os anos que passamos juntos! Diga aos dois que sinto orgulho de ter participado da formação escolar deles! Um grande beijo a todos!

  2. Salve Marcola!!
    Bom saber que você ainda tem deixado um legado. Saudade de você cara. Acho que não te vejo desde 2000, em Curitiba no campeonato da Muzenza…
    Abraço.
    João Paulo Mubarah (Cevada)

    • João, tudo bem? Quanto tempo! E aí, ainda está treinando??? Lembro bem daquele encontro em Curitiba!!! Foi marcante!!! Pois é, continuo na capoeira escolar com uma equipe de professores muito boa, levando a capoeira como atividade formadora para alunos da Escola da Vila, do Colégio Santa Cruz, da Beacon School, do Arraial das Cores e da Escola Miguilim!!! Nosso enfoque é mais com crianças até os 12 anos. Faremos um encontro na Vila, unidade morumbi, no próximo dia 16 de maio, sábado, às 14h00. Se der, apareça por lá! Um grande abraço, meu camarada!!

  3. Salve Marcola, estive esse sabado no evento no Santa Cruz (minhas flhas treinam com voces ja faz tempo), parabéns! Queria saber se voce tem algum link para o video que mostraram, ou pelo menos o nome da musica que abre o video.
    Abraçao, obrigado e parabéns mais uma vez!
    Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>