Um Pouquinho de Brasil na Unidade Granja Viana

Por Luisa Furman e Vicente Régis

No dia 23 de maio a Unidade da Granja teve seu primeiro evento do ano, Um Pouquinho de Brasil.

À medida que chegavam e adentravam a escola, as famílias iam descobrindo as atividades ali preparadas pelos professores, quase todos já conhecidos dos alunos. O espaço de todo dia se transformara em um ambiente com propostas de novos olhares, desafios, e novas descobertas. Assim é o evento Um Pouquinho de Brasil, um dia especial de convivência e troca.

As salas de aula foram organizadas com oficinas de linguagens variadas; uma ótima oportunidade de as famílias buscarem a construção de saberes, além de poderem interagir e conhecer melhor outras famílias da escola.

As atividades propostas pelos professores - Oficina de construção de helicóptero, Abayomi, Capoeira, Criação Musical, Vivência Lúdico-Motora, e a contação de história “A little bit of Mo Willians” - permitiram às famílias manter contato com diversos materiais, sons, movimentos e histórias, proporcionando uma situação típica do dia a dia na escola, repleta de desafios.

O ateliê de arte ganhou vida ao ser recheado de produções diversas, realizadas pelos alunos nesse mesmo espaço ao longo do primeiro trimestre.

É possível imaginar o quanto cada aluno nesse dia se sentiu parte de um grupo, podendo apreciar suas produções expostas, assim como a de seus colegas, e tendo a oportunidade de contar aos pais os detalhes da elaboração daqueles trabalhos, compartilhando conteúdos importantes aprendidos nas aulas de arte, lançando mão de um repertório ali construído e observando a diversidade de soluções e escolhas de cada participante desse grupo.

O ginásio foi transformado e tomado por cores para receber de forma aconchegante e convidativa o grupo Canta e Conta, que encenou a bela história do folclore brasileiro Bumba meu boi, valorizando nossa cultura e encerrando o evento com muita alegria!

Ao longo dessa agradável manhã de sol, podia-se perceber que as famílias aos poucos iam ficando mais à vontade, se apropriando do espaço privilegiado, que não apenas oferece a possibilidade de ter na escola um lugar de convívio, mas também um núcleo potente de formação cultural para toda a comunidade escolar, que ainda está nascendo.

Acesse o álbum de fotos no flickr.