A SAD na unidade Granja Viana: sustentabilidade e as influências africanas na cultura brasileira

Texto colaborativo da equipe de professoras da unidade Granja Viana

Cumprindo o objetivo de proporcionar momentos de troca de saberes entre as crianças de diferentes faixas etárias, na semana de 8 a 12 de junho aconteceu a SAD - Semana de Atividades Diversificadas - na unidade Granja Viana. Por três dias, os alunos do período da manhã puderam entrar em contato com o tema Sustentabilidade X Consumo em atividades que favoreceram a reflexão das criançasNo período da tarde o tema escolhido foi "as influências africanas na cultura brasileira".

Sustentabilidade X Consumo

No primeiro dia, a partir da apreciação coletiva de trechos do filme “Criança, a Alma do Negócio”, agrupados em pequenos grupos de diversas séries, os alunos discutiram os problemas que envolvem o consumo excessivo, a propaganda, as relações entre ter e ser, e puderam compartilhar saberes e valores.

No segundo dia, os alunos conversaram com Luciano Castro de Jesus, engenheiro químico, com especialização em sustentabilidade e pai do Henrique, aluno do 5º ano. Numa conversa animada e proveitosa, Luciano falou sobre a importância da conscientização para a preservação do meio ambiente através da reciclagem, da reutilização e do consumo sem exagero, para que nossa relação com o meio ambiente seja sustentável. Além disso, com os brinquedos trazidos de casa pelas crianças, foi realizada a 1ª Feira de Troca de Brinquedos da escola. Uma ação na qual as crianças se envolveram, se divertiram e puderam conhecer na prática o significado da palavra SUSTENTABILIDADE.

Feira de troca de brinquedos

Palestra Luciano

E, para fechar a semana, no terceiro dia da SAD, todos se envolveram na confecção das prendas para a Festa Junina, com o objetivo de tornar possível a reutilização de materiais, com os próprios alunos colocando a mão na massa!

As influências africanas na cultura brasileira

Para disparar o tema os alunos da tarde assistiram o filme Kiriku - que trata da história de um menino africano que precisa enfrentar vários desafios para salvar sua aldeia de uma feiticeira. Durante o filme apreciaram inúmeras referências da cultura africana, como musicalidade, vestimentas, a relação com a natureza e lendas.

Na oficina de contação de história, puderam viajar pelo mundo da imaginação e conhecer um pouco mais dessa cultura. Na oficina de culinária prepararam uma cocada com o gostinho da Angola.

Contação de história

Oficina de culinária

A brincadeira e a música não ficaram de fora, todos aprenderam o jogo Mancala, originário da semente de Baobá, e uma dança que descreve algumas regiões da África.

Brincadeiras e música

Após cada oficina, em rodas de conversa que incluíam alunos de 1º, 2º e 3º ano, as crianças trocaram saberes e estabeleceram relações entre nossa cultura e a cultura africana.