#35anosescoladavila

2_cf

Por Márcia R. F. Nielsen

Minha história de formação se encontra entrelaçada ao Centro de Formação da Escola da Vila. Em 1985 eu era estudante de Pedagogia e já buscava inovação no caminho entre o aprender e o ensinar. Passaram-se 30 anos, e depois de tanto tempo não me recordo ao certo se foi uma colega de trabalho, ou uma professora da PUC-SP, onde eu estudava, que me indicou meu primeiro curso na Escola da Vila.

A Escola da Vila era num local muito arborizado e silencioso. A escola era composta por casinhas e um grande parque entre as árvores e chão batido, que depois da chuva exalava um aroma de mato molhado e barro fresco. Meu primeiro curso foi na primavera de 1985, entre novembro e dezembro. O curso acontecia uma vez por semana à noite, em uma sala pequena, situada numa das casinhas em frente ao parque e à uma grande árvore que ainda se encontra lá. Éramos poucas pessoas, acho que umas oito, e entre elas a Sônia Barreira e a Zélia Cavalcanti.

Nas noites de curso, nós desvendávamos, em outro idioma, as descobertas recentes de Emília Ferrero, lendo numa cópia xerocada da Psicogênese, esta ainda em espanhol, pois não havia publicação disponível no Brasil. Uma das professoras que conhecia bem o idioma traduzia cada parágrafo que analisávamos, palavra a palavra.

Hoje, depois de 30 anos de formação com a Escola da Vila, posso dizer que cresci com o Centro de Formação e aprendo a cada curso que posso presenciar. Obrigada aos profissionais do Centro de Formação que fazem do meu dia-a-dia uma constante reflexão e estudo.

Se você também tem uma história com a Vila, mande para nós pelo email 35anos@vila.com.br