#35anosescoladavila

[embedplusvideo height="329" width="400" editlink="http://bit.ly/1NeFnH1" standard="http://www.youtube.com/v/FbLYSMv8GlI?fs=1" vars="ytid=FbLYSMv8GlI&width=400&height=329&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=" id="ep8080" /]

-

Por Daniela Lopes Giaquinto

A Escola da Vila entrou na minha vida muito antes de eu entrar na vida dela... Mais de 10 anos atrás, quando cursava a faculdade de psicologia, uma professora muito querida falava sobre essa escola “diferente”, discutia conosco sua forma de trabalhar e entender educação, e eu me encantava com o que ouvia, imaginando como gostaria de ter sido aluna desse lugar.

Me formei, deixei a psicologia de lado e mergulhei no mundo da educação, cursei pedagogia, e foi assim que entrei na vida da Vila. Como professora, meio de sopetão, no susto.

Durante o tempo em que fiz parte dessa equipe, ganhei muitos presentes. Pessoas incríveis que, generosamente, compartilharam comigo seus saberes e suas reflexões sobre essa profissão tão cheia de poesia e contradições, felicidades e angústias. Para além disso, compartilhamos nossas vidas, risos e lágrimas e conquistei boas amigas. Professoras incríveis, pessoas especiais, entre as quais destaco Andressa Mille, Viviane Reis, Beatriz Vanucchi, Miruna Kayano, Teresa Lomar e minha linda Julia Richter, este ano assumindo o 4º ano (tô cheia de orgulho!). Mas é só uma amostra do “povo” bom que tem por lá...

Ainda que nosso relacionamento profissional não tenha sido longo, posso dizer que durou o suficiente para me preparar para o emprego dos meus sonhos, não perfeito porque isso não existe, mas aquele que responde aos meus anseios mais idealistas e pessoais, no qual me sinto realizada. Essa é uma característica marcante da Vila, se estamos lá, estamos aprendendo. Sou grata por isso.

Mas nossa história não termina aqui. Esse foi só o começo. Afinal, meu filho é um aluno da escola. Com dúvidas, trouxe-o ao Espaço da Vila, lugar de amor e mais amor para a Vila. Dúvidas porque meu filho é uma criança de junho, seria o caçulinha da turma, sendo a dele uma turma de crianças tão sabidas... Será que o melhor não seria deixá-lo mais um ano no Espaço da Vila? Será que ele estava pronto para o G1? Ouvi os conselhos da Ana Paula Yazbek e arrisquei. Em 2014, o Diego frequentou o G1.

Posso afirmar com todas as letras que foi a decisão mais acertada. Meu filho é muito feliz na escola. Seu desenvolvimento foi lindo, e é emocionante para nós, meu marido e eu, observarmos o quanto ele cresceu durante o ano que passou e, em especial, como a relação dele com o aprender tem se desenrolado de forma positiva, prazerosa. E ele aguarda, ansioso e cheio de saudade, o início das aulas, agora um “menino crescido do G2”. Meu amor sincero e cheio de gratidão por Day Monteiro, Andrea Polo, Marcola, Julio, Simone, Lion e “Teacha” Sofia, que tornam a vida do meu filho cheia de cores, sons, movimentos e descobertas. Mas não só eles. A Escola da Vila é composta por um tanto de pessoas que não conhecemos, ou cujos nomes não sabemos, mas que conhecem o Diego e são cheias de amorosidade, carinho e atenção... Dona Lelê, Alex, Gilvan, Aline, Pamela, Cris, Eric, todo pessoal da monitoria, da limpeza, da nutrição, Janaína, Aline, Wanilda, Roseles... Enfim, toda equipe administrativa. E, claro, Vania Marincek e Fernanda Flores.

Temos ainda alguns anos pela frente, em que espero ver meu filho crescendo, sempre curioso, investigativo, aprendendo a refletir, pesquisar, ler, escrever, conviver... e, sendo como é hoje, muito feliz. Estaremos juntos nos 50 anos da Vila...

Parabéns a todos!

Beijos,

Daniela Lopes Giaquinto, ex professora e mãe do Diego.


Se você também tem uma história com a Vila, mande para nós pelo email 35anos@vila.com.br