#35anosescoladavila

Debora Delmaschio Crotti

-

Por Débora Delmaschio Crotti

Todos os filhos são especiais... Têm sua marca registrada no jeito de olhar, na singularidade dos gestos, nas manias, nos dengos, no sorriso...

Mano é especial por todos os quesitos mencionados acima e por mais um... Tem Síndrome de Down...

Assim começa nossa história com a Vila.

Chegamos aqui pelo forte histórico da escola no trabalho de inclusão. Nós, pais despreparados de primeira viagem, não sabíamos por onde iniciar...

Sabíamos apenas a nossa missão: apresentar o mundo à Manoela. Para isso, qual a premissa básica? Encontrar uma escola que tivesse como princípio respeitar sua individualidade e não exaltar a sua diferença. Diferentes somos todos. Gostaríamos de vê-la, além de incluída, respeitada.

E foi... Devemos confessar que no começo não foi nada fácil.

O nosso medo ora nos paralisava, ora nos indignava, ora nos fazia criar uma redoma em torno dela. Gunga, determinada, nos ajudou a reconhecer o potencial de Mano. Nessa trajetória, tivemos muita sorte! Mano teve professoras incríveis, que guardaremos para sempre em nossos corações... Dani, Anelise, Miruna, Clara. Queridas. Fortes. Capacitadas. Competentes demais.

Em 2012, foi o momento da filha caçula entrar na Vila... Marina... Agora eram duas irmãs frequentando, democraticamente, o mesmo espaço!

De igual para igual! Isso consolidou a satisfação que até então relutávamos em reconhecer...

Passados 6 anos (entrando no sétimo), já conseguimos deixar Mano ir para o acampamento sem sofrer com um mês de antecedência. Ganhamos confiança nela e na escola.

Prestes a completar 10 anos, concluímos: Mano é uma menina que brilha! Quem a conhece pode, com certeza, confirmar: É linda! Cheia de vida, de atitude, de personalidade, de carisma, de luz... Vocês nos ajudaram muito na construção de sua autoestima. O mesmo acontece com Marina. O medo que sentíamos nos “primeiros passos” cedeu espaço para uma motivação sem fronteiras.

Vê-las crescerem assim, repletas de oportunidades e possibilidades, nos dá a certeza de ter feito a escolha certa.

Manoela e Marina. Uma dupla tão diversa, mas que se respeita acima de tudo!


Se você também tem uma história com a Vila, mande para nós pelo email 35anos@vila.com.br