#35anosescoladavila

Aurea

Por Áurea Trigo, telefonista da Escola da Vila

Memória é invasora, memória me acorda no meio da noite, me sacode no fim do dia, soprando no ouvido: “Conta aquela: vão gostar, não duvido…” (Augusto Boal)

Cheguei! Na Escola da Vila.

"Senti o frescor das árvores e o acolhimento do canto dos pássaros assim que cheguei ao seu portão”. Entrei e adentrei.

Depois disso, fui ficando, ficando, e já conto com vinte anos de trabalhos prestados no setor de telefonia da escola.

Entre tantas histórias vividas na Escola da Vila, vou escrever sobre um assunto que mexe com todos os seres humanos. Algo que gosto de fazer, pois sei que, com esse gesto, posso proporcionar momentos de alegria e prazer. Um belo prato com comida fresquinha, saborosa e feita com muito carinho. Fiz um combinado com minhas colegas do administrativo: nas férias de julho, em uma sexta-feira de muitas vividas neste vinte anos, eu faria um almoço para todas elas. Compartilharia meus dotes culinários e também seria uma forma de provar o meu bem querer por todas elas. Nosso almoço teria um cardápio para agradar a todos os paladares. Eu seria a cozinheira. Tudo combinado e, já que o assunto é comida, fizemos uma “vaquinha” para a compra de todos os ingredientes.

Caprichei no cardápio escolhido. Cação ao molho de camarão com arroz branco soltinho, purê de mandioca com leite de coco. Salada completa. As sobremesas, escolhidas por todos: doce de abóbora, cocada mole de colher e queijo branco fresco, torta de limão. Essa parte preparada toda em minha casa, para ganharmos tempo no preparo do almoço.

A cozinha ficava em ebulição total. Das panelas e das pessoas. Quando os aromas dos temperos do alho e da cebola subiam ao ar, espalhavam-se pela escola, esticando-se até as salas onde elas estavam trabalhando. Logo a cozinha estava cheia de “degustadores oficiais”. Entravam e diziam: "Se você não me deixar provar, vou ter um treco! Vou passar mal! Tô com fome!” Voltavam para suas salas com uma “provinha da comida”.

Próximas à cozinha, ficavam as salas dos grupos com suas mesinhas e cadeirinhas, e lá foi organizada a grande mesa para o nosso banquete. Chegou a hora de servir o tão esperado almoço. Todos sentados rindo, dizendo que, finalmente, estavam passando até mal de tanta fome! Servimo-nos dos alimentos todos ali juntos. Naquele dia, contamos muitas piadas, rimos tanto, tanto. Acredito até que só por estarmos usando o espaço e as mesinhas dos alunos, viramos naquele momento, também crianças, podíamos rir sem sermos tão severos adultos!

Passamos horas assim juntos. Ou foi só uma hora? Foi tão bom! Que deixamos agendado o próximo almoço. Passei o cardápio, Frango no Ninho. Todos concordaram, já imaginando sentir o aroma delicioso que iria exalar da cozinha.

Cada um cuidou de lavar seu prato, seu talher, limpamos tudo, e a cozinha de repente voltou ao normal do dia a dia. Agora na cozinha invadia o aroma do café coado. Impossível evocar as lembranças queridas sem me emocionar.  Trazer à minha memória o rosto de cada colega e seu riso feliz, dizendo: “Muito obrigado! Estava uma delícia!”.

Hoje já não fazemos mais esses almoços de férias, mas ficaram gravados em meu caderno de receitas todos os pratos que fiz. Os que agradaram mais o paladar de cada colega. A Rô, com o creme de mandioquinha com salsão e bacon. A Vera, com o macarrão à pizzaiolo e a macarronada à bolonhesa. A Cida, com a costelinha assada no vinho e as batatas sotê. A Luzinete, com o Yakisoba. A Dona Nenê, com o arroz e a couve. A Sílvia, com a feijoada, o peixe, o frango xadrez, a berinjela no forno e um quiabo com polenta recheada. Acho que era a mais fiel fã da minha  gastronomia.

Quem quiser ainda tenho as receitas.

Obrigada à minha querida diretora Ana Maria Cerqueira, que sempre participou desses nossos almoços e durante eles rimos muito.

A propósito, ela adora um delicioso pastel e uma gostosa sopa de agrião.

Aproveito para aqui agradecer e parabenizar as diretoras da Escola da Vila por seus trinta e cinco Anos de Vida com vidas.

Compartilhe a sua história com a Vila pelo email 35anos@vila.com.br