#35anosescoladavila

Vila na veia

Por Liliane Neves Gomes
educadora, mãe do Lorenzo, da Luísa e do Bruno Santiago

Minha história com a Escola da Vila começou em 1990. Ainda na Faculdade de Pedagogia, uma professora falou de uma escola progressista, que dava cursos para professores. Me inscrevi no curso da Daniela Padovan, um grupo de estudos de Psicogênese da Língua, tudo novidade.

Me apaixonei pela escola e não parei mais de participar dos cursos de formação. Dar aulas na Vila era impossível, morava sozinha e precisava dobrar período na escola, e isso era inviável para um professor na Vila. Não desisti da escola, decidi que, quando tivesse filhos, eles estudariam na Vila, detalhe: eu era solteira.

Em 1999, Lorenzo realizou a profecia anunciada, estreou no grupo 1. Em 2000, foi a vez da Luísa. Em 2006, o Bruno iniciou em uma escola toda nova, sem sala com porta em arco, sem banheiros da "fazenda", mas, fazer o quê? A modernidade chegou à Vila também.

Foram muitos anos de escola, de festas juninas, pouquinho de Brasil, anos 60, festas das 8as, livros da família, tudo 3 vezes, tudo igual e tudo diferente.

Mas o mais marcante da Vila pra mim é a marca que foi deixada nos meus filhos, na forma de ser, na forma de se relacionar com o mundo aqui fora, no olhar para o diferente, no compromisso com a realidade e na liberdade de não seguir a moda ou o padrão estabelecido. Hoje, o Lorenzo (19 anos) cursa jornalismo na Unesp; a Luisa, Serviço Social, na Unifesp; e o Bruno está no 6º ano, todos muito felizes. Pra mim, uma honra, um orgulho, ter uma escola que, de fato, dividiu conosco a difícil tarefa de educar filhos e cidadãos.

Compartilhe a sua história pelo email 35anos@vila.com.br