#35anosescoladavila

marta durante

Por Marta Durante, diretora pedagógica da Escola Santi

Quando você chegou aqui?

Cheguei ao final de 1990. Tinha acabado a faculdade (PUC/SP) em 89 e resolvido viver uma grande aventura, morar em Trancoso/Bahia. Voltei para São Paulo e precisava encontrar um trabalho.

Encontrei uma super amiga da faculdade que tinha feito um curso de alfabetização com a Cris Preta e tinha amado. Falou encantanda do curso e da escola. Contou que estavam realizando um processo de seleção, mas que parecia estar encerrado.

Eu estava mudando para o Jardim Bonfiglioli e resolvi passar para deixar um currículo.

Na época, sabia muito pouco sobre o construtivismo e sobre a Escola da Vila. Tinha algumas informações sobre essa escola, quando eu estava na faculdade, que era tão diferente. Eu tinha mais amigas que trabalhavam em outras escolas e o que queria mesmo era trabalhar nos movimentos sociais e na educação pública.

Quando fui levar o currículo, no prédio do Butantã, entrei e olhei para aquele espaço com a quadra com a asa delta branca cobrindo-a, árvores, bananeiras, salinhas branquinhas no meio desse cenário. Senti algo muito profundo e tive a clareza, naquele momento, de que era ali que eu queria trabalhar. Lembro até hoje o meu encantamento e a minha sensação. Depois disso, tudo foi se constituindo. O processo de seleção realmente já estava quase que ao final, mas eu fui escolhida para ser professora da 1ª. série, como era chamado o 2º ano na época.

Eu tinha 25 anos e foi na Vila que me tornei professora, que me profissionalizei e descobri o que realmente pensava sobre educação e sobre tudo o que poderia fazer a partir dessa profissão. Não foram muitos anos na escola, mas foram vários momentos de encontros profundos e de profunda formação.

Tive a oportunidade de realizar um projeto de alfabetização de adultos em parceria com o Centro de Estudos da Escola da Vila, a Método Engenharia, o Sesc Vila Mariana e a Rede de Alfabetização Brasil. Esse trabalho gerou a minha tese de mestrado e a produção de um livro sobre o mesmo tema. Um trabalho importante para mim e para a educação de jovens e adultos do Brasil.