Projeto Videoaula 9ºs anos

videoaula

Por Antonio Ouro, aluno do 9º ano D

O terceiro trimestre do nono ano é o mais marcante para a disciplina de matemática. O modo de aprender é reinventado, com um trabalho que já é feito há dois anos, possibilitando aos alunos explorarem uma nova maneira de adquirir conhecimento nessa área, haja vista que todas as outras avaliações de matemática são provas. O resultado do projeto inovador foi extremamente satisfatório, tendo uma ótima recepção por parte dos alunos, que se dedicaram fortemente às produções.

A proposta era que um grupo (com dois ou três alunos) fizesse um vídeo informativo sobre um tema da disciplina de matemática, que ainda não havia sido explorado durante as aulas. Os possíveis assuntos a serem tratados eram: matemática financeira, simetria, área e perímetro, gráficos com função de segundo grau, lógica e probabilidade. O meio de comunicação, além de ser novidade para muitos, permite o uso de recursos técnicos que um texto, por exemplo, não oferece.

Além de terem a liberdade de escolher o próprio tema, os grupos tiveram plena autonomia na realização do trabalho. Isso não significa que não puderam tirar dúvidas com a professora para entender mais sobre o tema e, consequentemente, aprimorar o material.

O vídeo, entretanto, não era a única coisa que os alunos deveriam produzir. Fazia parte do projeto, também, a realização de um roteiro. Nesse material deveriam estar incluídas as falas dos integrantes nos vídeos, as informações sobre o tema escolhido, referências bibliográficas etc. Cada uma dessas partes (vídeo e roteiro) valia 50% da nota final do vídeo.

Seguem abaixo os links de alguns vídeos produzidos pelos alunos do 9º ano de 2015.

Matemática Financeira
Nicolas, Ulysses e Paulo