Have you been to California yet? No? So let’s go!!!

Por Sandra Durazzo

O Centro de Formação da Escola da Vila está preparando as malas para uma viagem pedagógica que promete ser incrível!

Visitaremos escolas com propostas inovadoras com relação ao agrupamento dos alunos, à formação dos professores, ao uso da tecnologia a favor da aprendizagem, e muitas outras soluções criativas para aprimorar o desempenho acadêmico dos alunos.

São propostas que unem a gestão do espaço escolar com a participação ativa da comunidade de pais e professores, para desenvolver projetos pedagógicos que atendam às demandas formativas do século XXI.

E tudo isso no estado mais charmoso dos Estados Unidos, a Califórnia!

Começaremos por San Francisco, onde visitaremos escolas que são modelo de educação, e ficaremos hospedados no fantástico Fisherman’s Wharf!

Passaremos pela elegante Santa Mônica, onde ficaremos um dia inteiro numa escola de educação infantil inspirada na pedagogia Reggio Emilia, da Itália. Quando uma escola ou projeto se tornam referência mundial, como é o caso da pedagógica reggioemiliana, muitas e diferentes escolas buscam concretizar propostas que tenham alguma semelhança com o modelo, mas que atendam às necessidades locais. Entender esse processo é bastante formativo e nos ajuda a aprender com os erros e os acertos de terceiros!

E fecharemos a viagem em San Diego, onde teremos o privilégio de conhecer duas unidades da High Tech High, além de participar de um workshop formativo, especialmente elaborado para o nosso grupo. Nessas escolas, poderemos compreender melhor a organização de uma escola que trabalha prioritariamente através de projetos, e onde o aluno é central em todo o processo de ensino e aprendizagem.

Ainda temos lugares no grupo. Venha dividir conosco essa experiência única!

Leia também sobre a primeira viagem pedagógica para Califórnia, realizada em 2014:

Para fazer uma boa escola você tem de pensar não apenas no que vai ter nela, mas principalmente naquilo que você não vai permitir, de modo algum, que exista nela.

Mentalidade de aprendizagem, academic mindset ou a nossa velha e boa postura de estudante!

O que nos encanta numa escola – que não é a nossa?