A importância do movimento em nossas vidas

esporte

Por Washington Nunes, Coordenador de Esportes

Mesmo reconhecendo que a atividade física e os esportes fazem muito bem aos praticantes, testemunhamos um crescimento mundial nos níveis de inatividade física, e isso serve de combustível para uma crise, também em nível mundial, de saúde: estimativas conservadoras veem a inatividade física como responsável por 6% da mortalidade mundial, o que é descrito como uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

A UNESCO tem uma visão clara sobre Educação Física e Esporte com Qualidade: são essenciais para a juventude, para vidas saudáveis e para sociedades resilientes. Podem contribuir para combater a violência, estimular uma atitude positiva em relação à atividade física, reduzir as chances de jovens se engajarem em comportamentos de risco, impactar de forma positiva no desempenho acadêmico e fornecer uma plataforma para uma inclusão social mais ampla.

Essa visão mundial, que a UNESCO tem sobre a prática de atividade física no mundo, está descrita no documento Diretrizes em Educação Física de Qualidade - Social and Human Sciences Sector - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organizatione chama todos os envolvidos para engajarem-se em ações que proporcionem o aumento das práticas motoras.

A Escola da Vila sempre se preocupou com essa questão, e o Setor de Esportes, há muito tempo, estuda novas propostas de aulas e treinos que possam cumprir seu papel na implantação dessa filosofia.

Mas não basta apenas sermos o agente promotor, pois, para que essas ações possam ser colocadas em prática e sejam totalmente desenvolvidas, precisamos muito da parceria dos pais, principalmente nos treinos esportivos, estimulando a criança a praticar ou a conhecer uma das modalidades oferecidas. Além disso, sempre que possível, seria interessante realizar atividades com os filhos, pois essas ações auxiliam na estimulação das práticas.

Para os alunos novos, que se inscreveram esse ano nos treinamentos esportivos (principalmente os alunos de 7 a 10 anos) e seus pais, nós convidamos a participar de um evento que acontecerá no próximo dia 19 de março, o Dia do Esporte: uma manhã em que pais e filhos farão algumas práticas juntos, além de haver uma reunião com os pais para esclarecimentos sobre todo o setor e suas implicações. Saiba mais sobre o Dia do Esporte na apresentação abaixo:

Algumas ações de saúde podem ser prevenidas com pequenas atitudes através do movimento. Pensem nisso.