O evento “Um Pouquinho de Brasil” na unidade Granja Viana

Pouquinho de Brasil na Escola da Vila Granja Viana

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Por Luisa Furman 

Há muitos anos se faz roda na Escola da Vila, em todos os segmentos e em diversas situações. A roda possibilita a todos sentarem-se no mesmo nível e se olhar, ouvir e compartilhar algo importante. Nas rodas da Educação Infantil os pequenos aprendem a dividir com os colegas passagens importantes de suas vidas, tais como: um episódio do final de semana, uma descoberta, um novo aprendizado, uma conquista, um medo, uma tristeza.

Essa organização estrutural pode ser realizada em qualquer espaço da Escola, estando ligada a um conteúdo curricular ou procedimental. Os agrupamentos também podem variar de acordo com o objetivo da roda.

Existem, também, as rodas de capoeira, de histórias, de apreciação de cadernos de arte, para tomar lanche, para fazer assembleias, e várias outras, que muitas vezes ocorrem espontaneamente. A roda é um convite ao diálogo, à troca, à interação, valores fundamentais para o nosso projeto.

Também fazemos rodas para dançar e cantar, como aquela de encerramento do Um Pouquinho de Brasil − evento de arte organizado pelo Setor Cultural, no dia 30 de abril, na unidade Granja Viana − conduzida pelo grupo Mergulhatu, que apresentava diversos ritmos brasileiros como o Maracatu, velho conhecido da turma do complementar, estudado no primeiro trimestre, que propõe aos alunos, a suas famílias e aos professores a participação interativa, cantando e dançando com os músicos.

Essa grande roda finalizou o evento, que acontece todos os anos, e evidencia os processos de aprendizagem das aulas de arte, promovendo a integração entre as famílias e a escola. Os alunos têm a oportunidade de atuar como protagonistas, mostrando as produções realizadas ao longo do primeiro trimestre, expostas pelo espaço da escola e relatando os conteúdos e procedimentos aprendidos para a concretização de cada trabalho. Os professores, por sua vez, participam dessa integração ao preparar o ambiente para receber a comunidade, organizam e oferecem atividades, acompanham seus alunos e conversam com as famílias.

Ao final, uma das professoras presentes na atividade, admirada com a participação das famílias, resgatou um sentido importante da roda para uma comunidade que está se constituindo e tem fortalecido sua parceria com a escola − a roda como comunhão, como uma engrenagem que, girando em torno de seu eixo, realiza algo em comum entre suas peças, estabelecendo uma sintonia de sentimentos, do modo de pensar e de agir.

Veja as fotos do evento no Flickr da Vila.