O que realmente fica por trás de um acampamento de férias

Por Tarcila Proto

No final do mês de julho, a equipe do Setor de Esportes da Escola da Vila levou em torno de 90 crianças para o acampamento esportivo de férias. Lá, por trás de muita brincadeira e diversão, são construídas diferentes situações de aprendizagem que só uma atividade como essa pode promover.

Uma das coisas que sempre nos motivou a continuar oferecendo essa atividade é que ela colabora, e muito, com as famílias, em um período em que nem sempre as férias dos pais coincidem com as das crianças. Dar a certeza aos pais de que seus filhos estarão em um local agradável, seguro, e acompanhados por professores que trabalham na Vila, os quais darão continuidade a todo o processo educacional que ocorre dentro da escola, em um ambiente externo e descontraído, também é uma de nossas preocupações.

Outro ponto importante é o de assegurar nesse espaço, tanto quanto no dia a dia da escola, a possibilidade dos alunos manterem o estímulo ao movimento, garantindo o que a Organização Mundial da Saúde defende: sempre que possível, estimular as práticas corporais, com orientação e inclusão de todos.

No acampamento, as crianças entram em uma rotina interessante, pois, no período da manhã, realizam clínicas esportivas, como basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, escalada e esportes radicais. No período da tarde, são oferecidas atividades pelas quais as crianças podem optar por participar: andar a cavalo, caiaque, tirolesa (com total segurança e acompanhados por adultos). Nesse momento, elas guiam seus cavalos, remam em seus caiaques e se soltam na queda da tirolesa, superando as barreiras do medo, da ansiedade e de seus limites. No fim da tarde, as crianças participam de jogos, brincadeiras e gincanas e, à noite, se divertem em festas temáticas, bailes à fantasia e shows de talentos, com muita diversão e descontração.

Além de oferecer todas essas atividades, temos como objetivo um de nossos maiores desafios, que é observar: como a criança pode resolver uma “situação problema” longe dos pais? Durante toda a semana, elas têm que cuidar de sua mala, escolher o que vestir, arrumar sua cama, pendurar sua toalha, decidir o que querem comer, buscar o sono mesmo quando ele não vem, conviver com crianças de várias idades, dividir o quarto com o colega da escola, conhecer seus hábitos além da sala de aula, aprender a conviver em um grupo grande e dividir momentos engraçados... Todas essas coisas acontecem o tempo todo, fazendo parte da convivência de quem participa de um acampamento, vivências importantíssimas para a formação de nossos alunos.

Ou seja, por trás de tanta diversão e brincadeira, acontecem diferentes construções, tanto de aprendizagem física, como de postura e comportamental.

Aproveitamos para agradecer o excelente trabalho desenvolvido pelos professores, a grande participação dos alunos e a confiança depositada pelos pais em nossa equipe e em nosso trabalho.