A força da escolha no projeto formativo da Vila

Por Sônia Barreira

Os últimos posts do nosso blog trataram de quatro atividades que foram realizadas durante o período de férias escolares. Isso é bastante emblemático da dinâmica do nosso trabalho: há sempre uma novidade em andamento!

Acampamento NRPrimeiramente tivemos notícias sobre um grande grupo de alunos no Acampamento de Férias do NR, com a monitoria da equipe de esportes. Aquelas atividades que pareciam apenas recreação foram muito além disso! Durante as brincadeiras, propostas com organização vertical, as crianças puderam conhecer melhor colegas de outras turmas, mais velhos, mais novos, e até de outra unidade! Ampliar a capacidade de fazer amigos, de lidar com conflitos, de superar momentos difíceis são conquistas fundamentais que não se realizam nas salas de aula apenas. O acampamento de férias diverte, alegra, mas também ensina, em ambiente seguro e protegido, com a mediação de adultos preparados.

SerTãoDepois conhecemos, através do relato dos professores e de fotos dos alunos, as aventuras que um grupo do Ensino Médio viveu no sertão do país após o curso “Ser Tão Grande”, ministrado ao longo do semestre passado pelos professores Nilson, de Literatura, e André, de Geografia. Cenários de livros, novelas, contos, mas sem nenhuma estrutura turística, sem os apelos das baladas e da tecnologia, a região encantou nossos jovens alunos, amantes da literatura. A construção do olhar sensível para o desconhecido foi possível na interação entre a ficção e a realidade.

Centro de FormaçãoNão foram somente alunos que utilizaram parte de suas férias para ampliar seus conhecimentos, como relatou Fernanda Flores, diretora do Fundamental 1 e da Educação Infantil. Um conjunto expressivo de profissionais de diversas escolas, daqui e de longe, dedicaram-se à ampliação de seus repertórios profissionais para melhor agir em sala de aula e para melhor compreender os processos de ensino e aprendizagem. Os nossos professores, no papel de formadores nesses cursos, falaram sobre o trabalho, organizaram apresentações, justificaram conceitualmente e ofereceram materiais de referência, tornando esse período – também para eles, num rico processo de aprendizagem.

WallaceaFinalmente, o último post nos revelou os bastidores da nossa mais nova aventura, uma aventura científica, investigativa, de contato com a natureza, mas também com o conhecimento que organiza, explica e modela o saber humano na área. Um grupo pequeno de alunos, mas altamente motivado, inaugurou nossa parceria com a operação Wallace e mergulhou numa verdadeira jornada científica interessante e inusitada.

Todas essas iniciativas têm em comum o uso das férias para atividades de formação complementar, o que reforça a nossa convicção de que o Projeto Formativo não se esgota na sala de aula, tampouco nos dias letivos.

Acreditamos que oferecer essas e outras vivências permite que nossos alunos façam o exercício da escolha e da adesão espontânea, fator determinante para a motivação e o compromisso com as situações desafiadoras.

Continuaremos buscando sempre espaço para a ESCOLHA, fora ou dentro das propostas curriculares, certos de que esse exercício pavimenta o caminho para autonomia intelectual, desejo, meta e valor educativo que a Vila assume como compromisso.