E os pequeninos chegaram por aqui…

-

Por Daniela Munerato

Desde fevereiro, a unidade Morumbi da Escola da Vila passou a receber crianças bem pequenas, que completam dois anos no primeiro semestre do ano. Um verdadeiro presente!

Podemos dizer que a novidade trouxe mudanças para todos: uma sala pensada para os pequeninos, uma rotina diferenciada, atividades especialmente planejadas para as demandas de ação e descanso comuns a essa idade.

No parque, mais olhos atentos para uma energia nova, mais voltada para a exploração, o que nos demandou a elaboração de várias propostas motoras que auxiliam no desenvolvimento de habilidades importantes de equilíbrio e estabilidade, tudo com a costumeira assessoria do professor Júlio, de Educação Física.

Nos diversos espaços, as brincadeiras correm soltas com tecidos, músicas, bolinhas de sabão, tintas especiais feitas com cheiros e texturas, pensando no despertar das sensibilidades e na exploração das curiosidades que aparecem a todo o momento.

No banheiro, acontecem as trocas de fralda e o desfralde, um processo que ocorre em grupo, mas também individualmente no grupo, com um olhar para cada criança em seu tempo, com a acolhida e a confiança construída pelas professoras da turma.

Ou seja, observamos uma rotina bastante estruturada que organiza o dia a dia da turma de dois anos, uma turma bastante animada que também visita a biblioteca uma vez por semana, onde ouvem mais histórias contadas pela Paulinha e saem falando os nomes dos personagens que conhecem: “o macaco!”.

 

 

Também participam de situações de integração com os outros grupos da Educação Infantil, como as cirandas no parque, ouvindo histórias coletivas ou confraternizando em lanches organizados para todos, num grande piquenique. Os grupos de 3 a 5 anos aprendem como interagir e ajudar os menores nos desafios que lhes são próprios. Este é um convívio bastante importante e a riqueza dessa interação e desse aprendizado é algo maior.

As aulas de música marcam um momento bastante especial da semana com o professor Theo. Outro dia, uma criança do grupo comentava: “O Theo acorda o violão, ele ronca! E faz assim... 1, 2, 3 acorda violão…”. As situações de musicalização acontecem através de propostas de cantoria, dança, histórias musicadas e brincadeiras.

E, na hora de ir embora... Os pais entram na sala e participam um pouquinho da rotina que está acontecendo. Nesse momento, as professoras contam sobre momentos do dia e as crianças aproveitam para mostrar fotos, produções, materiais, brinquedos ou livros apreciados.

Sim, temos um grupo de pequeninos por aqui e estamos muito satisfeitos com a história que estamos construindo juntos. Seguiremos dando notícias!