Cuidado e responsabilidade: aprendendo para a autonomia

Escola da Vila

Por Vania Marincek e Joana Sampaio Primo

Aprender a cuidar do que é seu é algo muito importante para o desenvolvimento infantil e esse é um aprendizado que se dá aos poucos, tanto através do crescimento e da aquisição de maiores competências afetivas e cognitivas, quanto através de intervenções feitas por nós, adultos, sejamos pais ou professores.

Na escola, apoiamos nossos alunos para que compreendam o quão importante é cuidar de seus pertences para que eles estejam completos, íntegros e disponíveis para serem utilizados. Essas são situações importantes para evidenciar às crianças que, ainda que elas sejam pequenas, há, desde sempre, aspectos da rotina diária que podem ser considerados de sua responsabilidade.

Uma das formas de demonstrar a necessidade do cuidado é pontuar as consequências que o descuido acarreta. Quando um aluno esquece seu material na escola ou em casa reiteradamente, é importante que se converse com ele apontando o quanto isso pode comprometer seu vínculo com o trabalho. Além disso, se a escola e a família tiverem os mesmos encaminhamentos, será mais fácil ajudar a criança a se organizar e a se ocupar com seus pertences.

Em casa, muitas vezes, torna-se difícil para os pais saberem quais ações podem ser feitas para revelar a importância da responsabilidade a seus filhos e contribuir para que se tornem pessoas autônomas. Há, entretanto, algumas bastante simples e que, se consideradas, contribuem muito para a formação das crianças.

A primeira delas se refere à valorização da escola, das aprendizagens por ela proporcionadas e do próprio cotidiano de seu filho. Já tratamos disso em outro post, quando sugerimos que a ida a museus, exposições, cinemas, e outros tipos de ações culturais contribuem para ampliar a formação das crianças e, ao mesmo tempo, valorizar o que estão aprendendo na escola.

Outra intervenção interessante é pensar sobre o lugar que as crianças estão ocupando na rotina familiar. Seu filho tem responsabilidade em casa? Cuida de seus pertences? Guarda os brinquedos que usa? Definir em família as pequenas responsabilidades do dia a dia, como separar a roupa para ir à escola, ajudar a preparar o lanche que levará, dar comida para o cão, entre outras atitudes que configuram para as crianças que, na vida em comunidade, cada um se responsabiliza por uma parte e, dessa forma, todos ficam bem.

Acreditamos que essa seja a parte mais importante dessa aprendizagem: responsabilizar-se por seu cotidiano é um exercício que se relaciona com a constituição de sujeitos autônomos, isto é, sujeitos que decidem livremente sobre os rumos de suas vidas a partir da responsabilização de suas escolhas. Evidentemente que cuidar do material é o primeiro passo, porém cuidar dele sabendo que se trata de uma parte importante do laço com o espaço comum é algo fundamental.