Fazer artístico na matemática: criações de alunos do 7º ano em software de geometria dinâmica

-Escola da Vila

Por Kalil Hussein Charanek

Com o intuito de inserir a tecnologia em nossa prática pedagógica, os alunos dos 7os anos estudam uma sequência de geometria inteiramente realizada no software de geometria dinâmica GeoGebra. O uso dessa potente ferramenta exige que os alunos realizem construções geométricas virtuais, como se estivessem com papel, lápis e instrumentos geométricos em mãos. Entre as várias vantagens do uso do aplicativo em sala de aula estão:

• Ressignificar o estudo dos conceitos de reta, segmento de reta, círculo, circunferência, ponto médio, paralelismo, perpendicularismo, polígonos, além de explorar funções ainda não abordadas em aula, como a reflexão, elipse etc.

• Reforçar a necessidade da utilização das propriedades geométricas das figuras na hora da construção, já que é possível, no GeoGebra, movimentá-las para verificar se as propriedades se mantém ou se as construções se desfazem com a movimentação. Se as figuras não são construídas a partir das propriedades geométricas, como paralelismo, perpendicularidade, circunferência como o lugar geométrico que dista o mesmo de um ponto central, etc,  ao serem movimentadas, as figuras se desmancham. Essa é uma das potências dessa ferramenta tecnológica, que permite trabalhar com o conteúdo matemático desejado e possibilita que os alunos tenham um feedback da própria ferramenta em relação ao domínio do conteúdo estudado.

• Trabalhar com a criatividade dos alunos e sua capacidade de explorar e inovar quando se trata de ferramentas tecnológicas.

Assista ao vídeo, com as criações em geometria dinâmica feitas pelos alunos dos 7os anos da unidade Morumbi, durante as três últimas semanas de agosto, além de alguns depoimentos que explicam um pouco mais sobre o funcionamento desse software. Ao explicar como realizaram a figura e seus movimentos, é preciso que os alunos evoquem os conteúdos matemáticos estudados de forma relacionada e com sentido, além de favorecer o uso de vocabulário específico e adequado em um contexto que lhe dá significado.