Simpósio Interno da Escola da Vila

Por Fernanda Flores

No último sábado, dia 8 de outubro, tivemos a abertura do Simpósio Interno da Escola da Vila. Como parte de nossa história, mais uma vez, contamos com a apresentação de oitenta trabalhos de professores que atuam da Educação Infantil ao Ensino Médio - divididos em 23 mesas temáticas -, com apresentações que se estendem a mais duas reuniões pedagógicas, até o dia 18 de outubro.

Segundo Ivone Domingues, coordenadora pedagógica de Fundamental 2, “como a memória é algo sempre em reconstrução, vale a pena retomar os principais motivos que levaram a Escola da Vila a criar esse evento anual. O maior propósito do Simpósio é fomentar algo que consideramos central para todos os profissionais da educação: a prática da escrita reflexiva. O Simpósio foi criado para isso. Para promover o que Donald Schön (1983) denomina de reflexão sobre a ação, uma análise a posteriori realizada pelo professor sobre as características e os processos do seu trabalho.

Espera-se que cada membro da equipe procure refletir sobre o seu trabalho, usando a escrita como meio de tomar distância da sua prática pedagógica e possa problematizá-la, dispondo-se a dialogar com seus pares a partir dessa produção. Sabemos que o estudo, a teoria, quando tomados com sentido, são sempre necessários para avançar, mas é preciso dizer, também, que tão ou mais importantes são as ideias próprias, é a problematização do que se vive no ambiente escolar, pois é a partir desse debate que o conhecimento coletivo se constrói."

A Escola da Vila tem tradição na valorização da escrita, no debate e na criação de espaços de construção coletiva do conhecimento, algo inerente à sua dinâmica. Estamos em clima efervescente, debatendo ideias, discutindo opções didáticas, propostas, inovações, e nos aproximando mais das maneiras de pensar o trabalho em outros segmentos. Enfim, consolidando novamente, também na equipe de professores, alguns dos princípios centrais de nosso projeto pedagógico: a autonomia e a cooperação intelectual.

Como ápice de toda essa produção, com muito orgulho, aproveitamos esse canal para compartilhar a revista Conversa de Professor, que chega à sua 5ª edição, divulgando os trabalhos de nossa equipe, selecionados do Simpósio de 2015.

Boa leitura!