Programa Scholas Cidadania reúne jovens para discutir a solução de problemas da comunidade onde vivem


-

Por Francisco Eduardo Bodião

Desde segunda-feira, um grupo de alunos da Escola da Vila participa de um encontro entre escolas públicas e particulares – Scholas Cidadania. Esse é um programa desenvolvido pela Fundação Scholas Occurrents, criada pelo papa Francisco enquanto era bispo na Argentina, e que agora está sendo desenvolvido em vários países da América Latina. Pela primeira vez no Brasil, o programa conta com o apoio do Instituto Olga Kos e da Prefeitura de São Paulo.

O objetivo dessa atividade, no CEU Cidade Dutra, em Interlagos, até a próxima sexta-feira, é aproximar adolescentes e escolas da cidade, de bairros e de realidades distintas. Os estudantes vão discutir problemas comuns das regiões em que moram ou estudam, valorizando a cultura do encontro por meio do compromisso de participação cidadã a favor do bem comum, com ênfase, também, ao pluralismo social, cultural e religioso, em uma cidade tão diversa como a nossa.

As atividades são intensas. Os adolescentes, em sua maioria de 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio das escolas participantes, escolheram temas de pesquisa e debate semanas antes de a atividade começar, e durante esses dias estão seguindo uma metodologia de trabalho que começou com a identificação de hipóteses, a elaboração de instrumentos de coleta de dados e entrevistas. Sairão a campo para entrevistar especialistas e população. Produzirão documentos e propostas com a intenção de impactar a reflexão de autoridades e sugerir a criação de políticas públicas para as demandas pesquisadas e debatidas.

Nossos alunos estão experimentando dias de muito trabalho e convivência, que também são muito especiais nos momentos de “recreio” e descontração.