Programação e tecnologias digitais em 2016: ações dos cursos de extensão curricular

Por Helena Andrade Mendonça e Renata Akemi Maekawa

Neste ano tivemos algumas novidades nos cursos que são oferecidos aos alunos visando à exploração de aplicativos que possibilitam a programação de dados, além de uma experiência mais aprofundada com tecnologias contemporâneas. Ampliamos a oferta de cursos, abrindo turmas para alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental 1, e a proposta era que os pequenos explorassem aplicativos desenvolvidos para a faixa etária e pudessem construir suas histórias, animações e peças digitais com alguma interação. Algumas das produções desses alunos foram organizadas em um site e podem ser apreciadas, bem como vídeos dos alunos explicando suas criações.

Para o 4º e 5º anos oferecemos um curso chamado Programação e Criação de Jogos. No 3º trimestre propusemos aos alunos a gravação de vídeos nos quais eles explicassem jogos criados nas aulas. Veja alguns dos vídeos aqui e clique aqui para acessar o estúdio do curso e testar os jogos feitos com Scratch.

Para o Ensino Fundamental 2, no curso de mídias digitais, destacamos duas propostas: uma delas consistiu na criação de aplicativos para celular com o MIT App Inventor. Abaixo colocamos dois aplicativos desenvolvidos pelos alunos para Android. Clique aqui para instalar, testar e comentar. Os aplicativos foram desenvolvidos pelos alunos João Felipe e André do 6º ano. Clique aqui para assistir ao vídeo.

A segunda proposta foi a exploração de um mundo no servidor de Minecraft da escola chamado “Canyon das Tartarugas”, que oferece desafios de programação com o mod ComputerCraft EDU e a linguagem de programação LUA.

Esses cursos, que integram a oferta de cursos de extensão curricular da escola, possibilitam um aprofundamento em conceitos e habilidades específicas, relacionadas com o pensamento computacional, lógica e resolução de problemas, que são valiosos para além do tema: ciência da computação. Para disseminar esse trabalho ao longo do ano foram organizadas atividades em que os alunos dos cursos de programação apresentavam ou ministravam oficinas para os outros alunos da escola. Os alunos do curso de Programação: primeiros passos apresentaram e explicaram como foram feitos alguns de seus projetos para as classes de 2º ano da escola, mostrando animações sobre contos de um livro que a sala toda havia lido (assista ao vídeo aqui) ou jogos elaborados por eles (assista ao vídeo aqui).

Além disso, na Semana de Atividades Diversificadas (SAD), que ocorreu em maio deste ano, os alunos dos 4ºs e 5ºs anos ofereceram uma oficina de programação com Scratch para os 6ºs anos e os alunos do curso de Mídias Digitais promoveram uma atividade com jogos de realidade aumentada, que eles produziram no curso para alunos de 7º e 8º anos.

Nessas atividades, os alunos dos cursos atuam como monitores, e os participantes acabam ampliando as possibilidades de produção e criação nas atividades regulares.

Outro momento importante em 2016 foi a participação dos alunos do curso de mídias digitais (Ensino Fundamental 2) no SBGames, evento que reuniu desenvolvedores de games na USP, em agosto/2016. Eles puderam explicar e contar suas experiências na criação de um jogo de caça ao tesouro com realidade aumentada, além da criação de aplicativos para celular.

Todas essas experiências de apresentações, oficinas, trocas e explicações em vídeos foram bastante enriquecedoras, pois além de divulgar e propiciar a mais pessoas o contato com os projetos que envolvem linguagens de programação, permitem que os alunos dos cursos revisitem os seus percursos, refletindo sobre os conteúdos trabalhados, as escolhas que foram feitas, os desafios que encontraram ao longo do caminho, e os avanços que obtiveram. Seguimos animadas para continuar a avançar e inovar com os alunos no próximo ano.