Uma boa conversa para início de ano...

Escola da Vila

Por Fernanda Flores

O valor de ler para as crianças, mesmo quando já leem por si mesmas.

Ano após ano, sempre somos consultadas por mães e pais sobre como podem ajudar seus filhos frente ao novo que se descortina.

Sem sombra de dúvida, a boa e velha leitura compartilhada em família é de longe daquelas ações das mais preciosas na formação das crianças! Seja à noitinha como ritual de adormecer, quer num momento confortável que melhor se adeque à rotina de cada família, ler e ouvir histórias perpetua um sem fim de oportunidades de relação: com a história que se está a ler, com as histórias de cada um dos envolvidos, com as memórias incitadas pelas palavras e imagens que envolvem a situação.

Não há mistério e, ao mesmo tempo, todos os mistérios do encontro estão ali contidos.

A fascinação por como sucedem as relações sutis entre palavra e imagem, como os diálogos vão compondo as representações do enredo, dos personagens e suas histórias, dançando na imaginação singular de cada um dos ouvintes, forma o que de mais humano há em nós: o sonho, a imaginação, a curiosidade instigada.

Essa leitura compartilhada em família com regularidade, constitui um ritual fantástico, pleno em qualidades, pois também nos ajuda como educadores a reconhecer (e se apaixonar) pelo tanto que as crianças seguem pensando e aprendem com as histórias que ouvem, elaborando perguntas e explicações imprevisíveis que nos ajudam a entender mais como pensam e organizam o mundo.

Ampliam horizontes, inserindo as crianças noutros contextos, menos familiares, mais plurais, oportunizando a valorização das diferenças culturais e dando muitos espaços para que enfrentem dilemas e questões existenciais humanas com distanciamento e uma implicação afetiva amenizada pela distância concreta frente à situação narrada.

É oportuno recomendar a leitura do texto Para fugir das armadilhas na escolha de bons livros para as crianças escrito por Paula Lisboa para nosso blog ano passado, que dá maravilhosas dicas relacionadas às escolhas do que ler (e evitar) na formação leitora de nossas crianças.

Um ano repleto de encontros literários para todos nós!