Uso da cantina pelas turmas de 1º ano

Escola da Vila

Por Claudia Tenorio Cavalcanti, Elaine Occhialini e Miruna Kayano

No início do Fundamental 1, mais precisamente no 1º ano, alunos e alunas começam a ter a possibilidade de fazer uso da cantina escolar, e isso significa que serão convidados a conversar com seus familiares sobre as diferentes formas de compor o lanche que trazem para a escola. Aqueles que já tinham o hábito de participar do preparo da lancheira  poderão contar com um apoio a mais, que se dá pela consulta ao cardápio da cantina, enviado às famílias recentemente. Já as crianças que ainda não tinham esse hábito, são convidadas a passar a ter com regularidade conversas em torno dos alimentos que podem compor um lanche ajustado às suas necessidades nutricionais. A possibilidade de compra na cantina abre espaço para essas conversas em torno do lanche. As crianças podem comprar um complemento para seu lanche na cantina ou seu lanche todo, sob supervisão dos adultos que trabalham na escola. Acreditamos que conversar com os alunos sobre as diferentes composições de lanche pode ser uma tarefa frutífera que contribuirá para que possam fazer escolhas cada vez mais conscientes a respeito da importância de uma boa alimentação.

Para apoiar essa conversa, Elaine, nutricionista da escola, preparou, junto com a cantina, um cardápio que oferece opções pensadas para que nossos pequenos estudantes possam começar a conversar sobre o que seria um lanche balanceado do ponto de vista nutricional. No cardápio encontramos as opções organizadas em três grupos alimentares: construtores, reguladores e energéticos. Sugerimos que o lanche seja composto por um alimento de cada um dos grupos.

cardapio F1Clique na imagem para ampliar.

cardapio_F1Cardápio sem leite e derivadosClique na imagem para ampliar.

Além do apoio na escolha dos lanches, planejamos dias definidos para uso da cantina de modo que cada turma possa ser orientada e acompanhada por sua professora no ato da compra (o pagamento, o troco, o cuidado com o dinheiro serão desafios por um bom tempo).

A partir do segundo ano, mais autônomas, as crianças fazem uso da cantina nos dias combinados com suas famílias. As professoras e a equipe de profissionais da cantina seguem apoiando-as no momento da compra. As escolhas – sob a orientação dos pais, em casa −, são também tema de conversas em sala de aula. Essa série também conta com sugestão de cardápio preparada especialmente para ela.

Os responsáveis pela cantina da escola, juntamente com a Elaine, analisam constantemente os produtos comercializados, buscando favorecer o consumo de alimentos em combinações equilibradas, com a criação de cardápios específicos. Muitos alimentos são produzidos nas cantinas, o que proporciona a redução da oferta de alimentos industrializados. É reduzida, também, a oferta de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal.

Promover uma alimentação saudável no ambiente escolar é o principal objetivo instituído também pelo governo por meio de legislações específicas. Tais legislações enfatizam que as ações necessárias devem ser compartilhadas entre a sociedade, o setor produtivo e o setor público, as famílias e as escolas.

Também possibilitam um deslocamento importante no foco das ações de promoção da alimentação adequada ao indivíduo para o ambiente e devem ser implementadas para favorecer as escolhas.

Recentemente foram divulgadas informações sobre o controle da obesidade e do sobrepeso da população do Japão, por meio de ações de educação em saúde nas escolas, entre outras.

Para tanto, deve ser implementado um conjunto de ações para proteger, apoiar e incentivar a alimentação adequada, pois nenhuma ação sozinha será eficiente para garantir a transformação duradoura das práticas alimentares. As ações de proteção são as mais discutidas atualmente. Estão em trânsito, no âmbito federal, projetos de lei com vistas à regulamentação da comercialização de alimentos nas escolas.