Por que realizar uma competição como a Olim Vila?

OlimVila

_

Por Washington Nunes 

Normalmente, para organizar um evento esportivo, precisamos ter uma grande noção do por que devemos fazer isso.

Imagine uma competição estudantil, realizada anualmente, há 27 anos, que reúne em torno de 1.500 alunos/atletas, 80 treinadores, 30 árbitros, 5.000 expectadores, 7 modalidades esportivas e 3 semanas de competição. Além disso, é necessário obrigatoriamente o envolvimento de diferentes setores da escola: produção, manutenção, tesouraria, segurança, limpeza, telefonia, editoração, biblioteca, comunicação, secretaria, treinadores, direção e um grande investimento em tempo e recursos financeiros.

OlimVila

Tudo isso sem contar que muitos alunos passam dias de expectativa para o início dos jogos, gerando ansiedade, conversas nos intervalos (e durante as aulas!) sobre os jogos, e eles fazem grandes combinados entre eles. E ainda contar com grandes parceiros, os pais de nossos alunos, que deixam de viajar em jogos nos fins de semana, tentam sair mais cedo do trabalho para assistir aos jogos no período da noite enfrentando um baita trânsito, recebem em suas casas quase o time inteiro pra dormir e jogar no dia seguinte, carregam umas 10 pessoas em seus carros (ninguém sabe como cabe?!).

Bom, por que é que alguém, com tudo isso acontecendo, ainda resolve fazer uma competição como essa?

Pois é! A Olim Vila é isso! Exerce em todos um enorme senso de comprometimento, tendo uma história de simplicidade, de cumplicidade e de transformação.

Reúne pessoas de diferentes séries que jogam com a mesma camisa (e aprendem a fazer isso com amizade e garra).

Todas as pessoas envolvidas trabalham muito, se esforçam e se desgastam, porém, no dia da cerimônia de abertura, quando a Tocha Olímpica aparece iluminando um dos raros momentos em que a escola está às escuras, há um brilho especial no ar e todo o esforço é recompensado, com sorrisos e lágrimas nos diferentes rostos.

OlimVila

Quando vimos alunos que iniciaram timidamente os treinamentos se arriscando a fazer coisas mais difíceis, melhorando suas habilidades (sejam técnicas, sociais, participativas, colaborativas), percebemos que, sim, sabemos o porquê de estarmos fazendo esse evento.

Até com os pais percebemos mudanças, pois, como nossa sociedade é de rendimento, todos querem que seus filhos joguem, joguem muito tempo, ganhem todos os jogos e, por alguma questão, deixam de olhar o percurso (quanto os filhos aprenderam a esperar e ajudar, quanto melhoraram em pequenos detalhes de empenho, de técnica, e entendimento do jogo, quanto se tornaram menos explosivos com os árbitros).

OlimVila

Quando percebem que o percurso é muitas vezes mais importante que um gol, que uma vitória, aí completamos nosso orgulho em saber que podemos, por meio de um simples jogar bola, transformar todo um entorno.

Vem aí a 27ª Edição da Olim Vila.

Dia 6 de maio teremos mais uma cerimônia de abertura. Estão todos convidados.

Ah, e se você se sentir emocionado, não fique preocupado, quase sempre isso acontece!

6 ideias sobre “Por que realizar uma competição como a Olim Vila?

  1. Olá Washington,

    Sucesso para todos os atletas, treinadores e para você!.
    Tenho certeza que será , como sempre , um evento maravilhoso e muito, muito emocionante.

    abraço

    • Émerson, tudo bem? Muito obrigado. Você que fez parte de várias cerimônias de aberturas da Olim Vila, sabe bem como ficamos e como encaramos um evento tão importante. Obrigado pela força.
      Um abraço,

      Washington

  2. Lendo este post me dei conta que este ano o mês de maio será diferente dos últimos anos. Não irei assistir os jogos da Olim Vila! Sinto um aperto no coração e me lembro de quantas noites passei sentada na quadra do Morumbi vendo meus filhos jogarem. Quanta torcida e lágrimas nos olhos de orgulho e felicidade. Tenho certeza que o esporte, os treinos e jogos da Vila tiveram um papel muito importante na formacao de meus filhos, dos quais eu sinto muito orgulho. Aos que terão a oportunidade de participar da Olimvila este ano, aproveitem este momento especial e bom jogo!!!

  3. Ao ler este post me dei conta que neste ano, o mês de maio será diferente dos ultimos 10 anos! Este ano não irei na Olim Vila! Não passarei varias noites frias sentada na arquibancada do Morumbi torcendo pelo time da Vila. Não ficarei orgulhosa, emocionada e com os olhos cheios de lágrimas ao entregar as medalhas para meus filhos. Sinto saudades e uma profunda gratidão por estes anos de Olim Vila e pelo o que o esporte representa formação de meus filhos. Desejo sorte a todos que participarao dos jogos este anos e aproveitem deste momento tão especial!

    • Rosa, bom dia.
      Você, como uma mãe totalmente engajada e participativa, também fará falta para nós na Olim Vila, pois, são pessoas como você, que sempre estiveram presente e viram o quanto o esporte foi importante para os seus filhos, que nos enchem de orgulho e nos auxiliam em nosso processo de trabalho com os alunos.
      Nós é que agradecemos.
      Um grande abraço,

      Washington

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>