Por que realizar uma competição como a Olim Vila?

Por Washington Nunes

Normalmente, para organizar um evento esportivo, precisamos ter uma grande noção do por que devemos fazer isso.

Imagine uma competição estudantil, realizada anualmente, há 27 anos, que reúne em torno de 1.500 alunos/atletas, 80 treinadores, 30 árbitros, 5.000 expectadores, 7 modalidades esportivas e 3 semanas de competição. Além disso, é necessário obrigatoriamente o envolvimento de diferentes setores da escola: produção, manutenção, tesouraria, segurança, limpeza, telefonia, editoração, biblioteca, comunicação, secretaria, treinadores, direção e um grande investimento em tempo e recursos financeiros.

OlimVila

Tudo isso sem contar que muitos alunos passam dias de expectativa para o início dos jogos, gerando ansiedade, conversas nos intervalos (e durante as aulas!) sobre os jogos, e eles fazem grandes combinados entre eles. E ainda contar com grandes parceiros, os pais de nossos alunos, que deixam de viajar em jogos nos fins de semana, tentam sair mais cedo do trabalho para assistir aos jogos no período da noite enfrentando um baita trânsito, recebem em suas casas quase o time inteiro pra dormir e jogar no dia seguinte, carregam umas 10 pessoas em seus carros (ninguém sabe como cabe?!).

Bom, por que é que alguém, com tudo isso acontecendo, ainda resolve fazer uma competição como essa?

Pois é! A Olim Vila é isso! Exerce em todos um enorme senso de comprometimento, tendo uma história de simplicidade, de cumplicidade e de transformação.

Reúne pessoas de diferentes séries que jogam com a mesma camisa (e aprendem a fazer isso com amizade e garra).

Todas as pessoas envolvidas trabalham muito, se esforçam e se desgastam, porém, no dia da cerimônia de abertura, quando a Tocha Olímpica aparece iluminando um dos raros momentos em que a escola está às escuras, há um brilho especial no ar e todo o esforço é recompensado, com sorrisos e lágrimas nos diferentes rostos.

OlimVila

Quando vimos alunos que iniciaram timidamente os treinamentos se arriscando a fazer coisas mais difíceis, melhorando suas habilidades (sejam técnicas, sociais, participativas, colaborativas), percebemos que, sim, sabemos o porquê de estarmos fazendo esse evento.

Até com os pais percebemos mudanças, pois, como nossa sociedade é de rendimento, todos querem que seus filhos joguem, joguem muito tempo, ganhem todos os jogos e, por alguma questão, deixam de olhar o percurso (quanto os filhos aprenderam a esperar e ajudar, quanto melhoraram em pequenos detalhes de empenho, de técnica, e entendimento do jogo, quanto se tornaram menos explosivos com os árbitros).

OlimVila

Quando percebem que o percurso é muitas vezes mais importante que um gol, que uma vitória, aí completamos nosso orgulho em saber que podemos, por meio de um simples jogar bola, transformar todo um entorno.

Vem aí a 27ª Edição da Olim Vila.

Dia 6 de maio teremos mais uma cerimônia de abertura. Estão todos convidados.

Ah, e se você se sentir emocionado, não fique preocupado, quase sempre isso acontece!