Porque o uniforme não é obrigatório na Escola da Vila?

Por Vania Marincek

Sempre no início de um novo ano letivo somos abordadas por pais que acabaram de chegar e se interessam em saber  porque não temos uniforme obrigatório aqui na Escola. Recentemente encontrei em meus arquivos um texto que escrevi há alguns anos para a Folha de São Paulo sobre o tema e o compartilho abaixo.

“ A Escola da Vila foi fundada  no início da década de 80, época em que a visão de escola predominante era a  da escola que privilegiava o individualismo e  se opunha aos pressupostos democráticos. Naquele momento, o uniforme simbolizava a “padronização e massificação que propunha a homogeneização dos indivíduos”. A Escola da Vila já considerava que cada aluno se constitui em um indivíduo com suas especificidades e diferenças e que o foco da Escola deve estar no processo ensino-aprendizagem. Assim, nos parecia contraditório, (e até mesmo ultrajante) naquele momento político, a proposta de uso de uniforme.

De lá para cá muitos anos se passaram e muito mudou, o país se transformou e a simbologia negativa contida no uniforme perdeu a força.

Na Escola isso se refletiu também na opção pelo uso do uniforme, não como forma de padronizar os grupos, de não considerar as diferenças individuais, mas como uma forma de facilitar o dia a dia das famílias e ao mesmo tempo promover o sentido de pertinência a uma comunidade.

Por este motivo optou-se pela não obrigatoriedade do uniforme. A Escola oferece uma linha de uniformes criada para atender as diferentes necessidades das diferentes faixas etárias, ficando a critério das famílias a decisão de seu uso.

Em cada segmento os alunos e pais têm a opção de escolher o que querem. Essa escolha se explicita de forma diferente nos diferentes momentos da escolaridade.

Na Educação Infantil e nas séries iniciais do  Ensino Fundamental há uma grande incidência do uso de uniformes pela  praticidade em função das características da faixa etária, as crianças brincam muito, sujam e estragam muita roupa, e também por escolha dos próprios alunos que se orgulham em usar uma roupa que marque socialmente o grau de identidade que possuem com a Escola.

À medida que se aproximam da adolescência, os alunos deixam de usar o uniforme, pois como estão buscando sua própria identidade e o grupo social tem uma grande importância, a roupa também é um  indicador das escolhas pessoais de cada um e contribui para identificar a que grupo o adolescente pertence.

Assim, o uniforme opcional foi a solução encontrada para atender as especificidades das diferentes faixas etárias e as solicitações dos pais.