Somos possíveis agentes de transformação… Lançamento da campanha VILACOLHE 2017

Por Giulia Zanetti e Vitória Vaz, alunas do 2º ano do Ensino Médio

Durante os anos na Escola da Vila, em especial durante os três últimos, nós, Giulia Zanetti e Vitória Vaz, alunas do 2º ano do Ensino Médio, passamos a olhar para o mundo de uma forma diferente. A partir das aulas de Política e Sociedade, do diálogo em casa e das atividades que são propostas na Escola, nós nos visualizamos como possíveis agentes de transformação, assim buscamos realizar uma ação real.

No ano de 2016, entre os muitos temas que nos impactaram, fomos tocadas pela situação dos moradores de rua da cidade de São Paulo. Vimos que o frio intenso precariza ainda mais a situação dessas pessoas, que são, muitas vezes, deixadas de lado pela conjuntura social. Esse assunto acabou por nos mobilizar. Assim, em junho do mesmo ano, quando o frio atingia seu auge, iniciamos a Campanha do Agasalho com o objetivo de arrecadar roupas de inverno. Para tanto, pedimos auxílio da nossa coordenadora Susane e do orientador Chicão, que nos indicou um local para onde poderíamos levar os casacos e outras peças de roupa, enquanto as meias seriam enviadas para a Puket, que realizou uma movimentação em que essas peças seriam transformadas em cobertores.

Primeiramente passamos nas salas dos alunos do Ensino Médio avisando que estaríamos dando segmento a tal atividade. Na mesma semana, após conversarmos com a equipe do Fundamental 2, fomos às salas do Fundamental 2, onde fomos recebidas com grande entusiasmo por parte dos alunos. Assim, começamos a arrecadação de fato.

Efetuamos uma divulgação nas redes sociais para implicar mais pessoas e para que todas pudessem se sentir agentes de transformação.

Deixamos duas caixas na frente da famosa sala da Chacur, por onde todos os alunos passam, para que assim aumentasse a visibilidade do projeto.

Blog Escola da Vila

Logo notamos uma grande mobilização dos alunos, e vimos que ambas as caixas iam sendo enchidas progressivamente. Assim, no final de junho de 2016, ambas as caixas colocadas por nós estavam cheias graças a um projeto bastante colaborativo e bem recebido.

No início das férias escolares, enviamos as meias para a Puket e levamos os casacos para o grupo Filhos para Filhos. Nesse mesmo dia, auxiliamos na separação de roupas e na montagem de marmitas que seriam distribuídas para moradores de rua da região. Assim, vivemos nossa segunda ação real de transformação.

A experiência foi tão gratificante que, no final das férias, voltamos a esse local para realizar algumas atividades com crianças carentes. Cada uma delas era especial, tinha um sorriso único, um olhar único, elas pareciam estar valorizando os momentos que passamos junto delas.

Blog Escola da VilaBlog Escola da Vila

Ficamos encantadas com essas crianças!

Aos poucos fomos chamando para participar do projeto outras amigas muito queridas, como Beatriz Conishi, Nina Quintanilha e Manuela Moura, alunas secundaristas que também se envolveram com o projeto.

Voltamos outras vezes, como, por exemplo, no Dia das Crianças, em que foi realizado um evento no Parque da Chácara do Jóquei próximo à Unidade Morumbi, e lá passamos o dia às voltas com brincadeira infantis. Mais uma vez ficamos encantadas pela atitude dos nossos pequenos e pequenas.

As experiências que tivemos tanto no trabalho feito com a arrecadação de casacos como com as crianças foram extremamente prazerosas, e apesar de terem sido pequenas ações sentimos a diferença em nós mesmas.

Pensando em tudo isso, quando o frio deu os primeiros sinais este ano, sentimos que estava na hora de realizar novamente a Campanha do Agasalho. Desta vez, mais organizadas, criamos a CAMPANHA VILACOLHE. Temos como meta mínima este ano arrecadar aproximadamente 120 casacos e 70 meias. As caixas estarão nas três unidades e todos os alunos podem participar com doações.

Acreditamos na importância de ações voluntárias como forma de melhorar nossa sociedade, possibilitando, inclusive, unir nossa comunidade escolar. A mudança pode ser pequena diante da dimensão de tantos problemas que precisam mudar fora da Escola, mas, como agentes transformadores, precisamos fazer alguma diferença, mesmo que pequena.

Gostaríamos de agradecer a nossos professores, orientadores e colegas por terem recebido tão bem a nossa proposta, tanto no ano de 2016 como neste ano. Contamos com a colaboração de todos!

Blog Escola da Vila