Festa Junina da unidade Granja Viana. Um evento feito por todos e para todos

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana
Clique na foto para acessar o álbum da festa no Flickr da Vila

Por Vania Marincek, diretora da unidade Granja Viana

No sábado deste fim de semana, aconteceu a Festa Junina da unidade Granja Viana, e foi um sucesso. Muita animação, muita dança, muita alegria!

Quem esteve na festa pôde ver o cuidado com que a escola foi preparada para o evento, mas nem todos sabem que, para que isso acontecesse, houve trabalho de muita gente, e não só de quem trabalha na Vila.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Desde o planejamento e a concepção feitos pela equipe do setor cultural, passando pela decoração, confeccionada por todos da equipe administrativa, a organização do espaço e montagem da decoração pela equipe de manutenção e limpeza, até a confecção das prendas das barracas, elaboradas pelos alunos e professores de cada turma.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Esse tem sido o tom de nossas festas desde o primeiro ano da Vila na Granja. No primeiro ano tudo era novo, alunos, pais, funcionários e professores, todos estavam chegando e se conhecendo. Era o início de uma nova comunidade que começava a se constituir em cada ação com as crianças, em cada encontro com as famílias, e a festa junina cumpriu um papel importante nesse processo por ser uma festa com a participação de todos, com o foco na diversão e no aprendizado das crianças.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Uma festa com a qual todos se comprometeram, a começar pelas prendas que foram feitas pelos próprios alunos. O resultado foi lindo, as crianças se divertiram a valer nas barracas e valorizaram as prendas que ganhavam nas brincadeiras, tinham orgulho por terem feito cada uma delas. Era algo feito por eles e para eles.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Com a evidência do sucesso de nossa festa, no ano seguinte criamos as oficinas para pais, uma forma dos pais participarem de maneira mais efetiva. Oficinas semanais, no mês que antecede os festejos, em que as famílias podem participar ajudando na confecção das prendas e dos adereços que serão usados na decoração do evento.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Cada um participa como e quando pode. Algumas oficinas contam com um número grande de participantes, outras com uma menor participação, mas o que é unanimidade no depoimento de quem já participou é o prazer em produzir algo para as crianças e sentir-se mais próximo dos filhos e da interlocução com outros pais.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

A festa deste ano foi a nossa 4ª festa junina, e vimos nossa opção por fazê-la com a cooperação de todos reforçada em muitos momentos. Nos depoimentos dos alunos em sala, que contam que guardaram com carinho as prendas recebidas em outros anos, no envolvimento deles na produção das lembranças, desde os pequeninos do 1º ano até os mais velhos do F2; na participação não só dos pais nas oficinas, mas também de avós que vieram e ajudaram muito e, por fim, no clima contagiante do dia da festa.

Festa Junina Escola da Vila Granja Viana

Uma festa feita por todos e para todos os que convivem juntos no espaço da Escola!