Visita à Escola Parque

Por Sônia Barreira e Fernanda Flores, direção pedagógica da Escola da Vila

Recebemos a equipe da Escola Parque e da Escola Balão Vermelho no dia 19 de maio para apresentar nossa escola e nosso projeto pedagógico. Ao preparamos as apresentações nos perguntávamos o que devíamos ressaltar, quais os destaques e quais os principais desafios que nossa equipe enfrenta nos últimos anos. Esse processo, a visitação e o encontro nos levaram a olhar nossa escola sob uma perspectiva diferente da habitual.

Normalmente imersas no dia a dia, essa oportunidade nos levou a constatar algumas conquistas históricas das que nem sempre nos damos conta: a estabilidade dos projetos, a fartura de documentação pedagógica produzida pela equipe, a superação de desafios que nos colocamos ano a ano. Temos uma produção intensa e avançamos de modo orgânico, lembrando o funcionamento de um organismo vivo, interdependente e pulsante.

Na sexta-feira, dia 9 de junho, nos tornamos visitantes. Fomos recebidas com acolhimento e entusiasmo pela equipe da Escola Parque. Inicialmente, tivemos uma apresentação feita pelos diretores e conhecemos os pilares de um Projeto Pedagógico de 47 anos de idade! Como o nosso, em transformação permanente, revisado e atualizado constantemente.

Escola da Vila visita a escola Parque

Em seguida, os grupos se dividiram por segmento. Pela Educação Infantil e Fundamental 1, as equipes de coordenação e orientação apresentaram as características principais do trabalho que realizam e tivemos oportunidade de, mais uma vez, aprofundar conhecimento sobre aquilo que nos aproxima e aquilo que fazemos de formas próprias, podendo trocar experiências e desafios que as escolas enfrentam nessas etapas da escolaridade.

O Fundamental 2 e o Ensino Médio foram brindados com apresentações dos próprios alunos, que nos contaram sobre projetos propostos a eles e vividos com intensidade e curiosidade próprias de alunos engajados e comprometidos. Algumas propostas dialogam com ações realizadas na Escola da Vila, outras, totalmente únicas, pareciam responder às demandas que conhecemos, portanto inspiradoras e instigantes.

Escola da Vila visita a escola Parque

A escolha por parte dos alunos, tema que nos desafia atualmente, parece ter sido bem equacionada na Parque, muito embora disponham de um tempo didático mais amplo que o nosso, ainda assim, nos estimulou a reconsiderar a organização de alguns mecanismos de trabalho.

A distribuição do trabalho na equipe técnica foi outro elemento novo para nós, e boa parte das reuniões foi gasta para entendermos quem faz o quê, e a relação daquelas funções com as nossas aqui na Vila. Coordenador, orientador, psicopedagogo não equivalem diretamente aos nossos cargos. Pensar na forma de realizar o trabalho fora da sala de aula também resultou em conversas férteis e reflexões intensas.

Escola da Vila visita a escola Parque

O passeio guiado pelas dependências da escola da Barra, finalizando a Semana do Ambiente, nos mobilizou a pensar no trabalho que fazemos com a sustentabilidade e protagonismos dos alunos. Podemos mais!

Escola da Vila visita a escola Parque

Olhar o dia a dia de uma escola é inspirador, conhecer soluções pedagógicas e educacionais de uma equipe que compartilha os mesmos valores que a nossa é desafiador. Agradecemos a todos os profissionais da Escola Parque a generosidade com a qual se dedicaram a nos receber.