Sentidos e Sensações. Assim, como deve ser.

Escola da Vila
As fotos do evento estão no Flickr da Vila.

Por Cecilia Galoro, mãe de alunos da unidade Granja Viana

Dar a mão para o outro na roda, misturar, deixar espontâneo. Partilhar o sabor das frutas, ter na seleção de músicas um chorinho para ouvir de manhã, posar com sorriso para a foto, criar e se expressar por meio da dança. Tão boa a educação assim, leve, solta, de verdade...

No último sábado, a Escola da Vila – unidade Granja Viana – partilhou com a comunidade um evento lindo. "Sentidos e Sensações", uma manhã de experiências para vivenciar esses prazeres. Pais e filhos, famílias, amigos, trocando um bom-dia, dividindo emoções simples que despertam quando damos aquele empurrãozinho diferente na nossa vida cheia de atribulações e rotina.

Oficinas de culinária, fotografia, pintura e dança embalaram momentos e fizeram a gente se lembrar de que todos nós carregamos o entusiasmo, natural da criança que se deixa levar pelas sensações. E aí fica gostoso sentar no chão, experimentar o doce e o azedo da mandala de frutas, aprender a registrar e guardar imagens e fotos nos monóculos, requebrar no frevo e girar na ciranda.

Deixar tudo correr sozinho, só permitindo que as sensações se expressem.

Essa lembrança é mais um aprendizado que tiramos da espontaneidade dos pequenos. O entusiasmo salta da cama com eles e por ali vai ficando junto dos cinco sentidos que, sabiamente, permitem explorar durante todo o tempo. Tudo é visto mesmo, eles nunca passam apenas os olhos. Tudo tem sabor. Tudo se ouve e se registra. Tudo se mexe, se sente. Tudo faz sentido.

Promover essas oportunidades e esses momentos de troca entre adultos, jovens e crianças ajuda a gente a retomar o fôlego e construir dias melhores e pessoas mais felizes. Ajuda a não esquecer como é bom participar das escolhas dos nossos filhos e dar um tempo para fluir a simplicidade que a vida tem.

Juntos e livres.

Valeu, Escola da Vila. Foi uma manhã incrível.