O retorno do Blog da Vila

Escola da Vila

.

Por Sonia Barreira, direção geral

Este blog teve início em 2010, com a intenção de ampliar os canais de comunicação com as famílias da Escola da Vila.

Naquele momento, pretendíamos manter uma publicação diária, o que fizemos por quatro anos, progressivamente fomos reorganizando nossa produção com a finalidade de atendermos a todos os segmentos e passamos a produzir textos três vezes na semana.

Até o final de 2017 foram 965 textos: 271 sobre Educação Básica, 133 sobre Educação Infantil, 144 sobre F1, 134 sobre F2, 145 sobre Ensino Médio e 138 sobre o nosso Centro de Formação de Professores.

Neste ano, ainda que um pouco atrasados em relação ao início do ano letivo, retomaremos nossos posts a partir de abril, regularmente em três eixos principais:

a) Reflexões autorais sobre temas que impactam o cenário educacional e posicionamentos institucionais sobre políticas públicas, tendências educativas e questões que impactam nosso Projeto Pedagógico.

b) Análise sobre projetos, atividades e acontecimentos de nossa escola que contribuam para o conhecimento de toda a comunidade sobre como e por que concretizamos o currículo escolar da forma que o fazemos.

c) Curadoria e resenhas de textos, exposições, leituras e atividades de outras instituições que possam interessar às famílias das nossas escolas e aos educadores de modo geral.

Não haverá compromisso com dias para a publicação, muito embora nosso desejo é manter de duas a três publicações por semana.

Nas primeiras semanas de abril, o blog retoma com uma análise sensível e profunda do orientador do Ensino Médio, Fermín Damirdjian, sobre a ideia veiculada na mídia sobre a possibilidade do currículo do Ensino Médio poder acontecer 40% a distância.

Em seguida, Fernanda Flores, diretora da Educação Infantil e do F1, retomará nosso posicionamento sobre o sentido da Educação Infantil escolar, seguida de textos da equipe que destacam a importância do profissional educador para essa etapa do desenvolvimento humano.

Ainda nesse período, vamos divulgar um posicionamento claro e detalhado sobre a visão da Escola da Vila sobre a inclusão, logo após reunião com as famílias dedicada a essa temática.

No que se refere à rotina escolar, teremos como destaque o projeto do Fundamental 2 do Butantã do "Recreio com Jogos" - que visa estimular a ampliação das atividades de recreação dos alunos desse segmento.

A equipe do Fundamental 1 vai produzir posts destacando os projetos interséries que, em 2018, ganharam em regularidade e amplitude.

Como desejamos que o Blog da Vila siga cumprindo sua missão de contribuir com o debate de temas de interesse de nossa comunidade e com vistas a ampliar o campo de questões abordado, contamos com a sua colaboração, respondendo à seguinte breve enquete, neste formulário.