Ampliando a experiência escolar

Por Sonia Barreira, Direção Geral
e Celina Martins, Coordenação de Apoio do F2

O currículo escolar está em discussão nacional. Na Vila, ele está em discussão todos os dias! Nosso projeto pedagógico concretiza um currículo dinâmico, flexível e orientado para a aprendizagem significativa. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que, durante todo o ano, a equipe tem metas de ensino claras, mas é também desafiada a discutir os temas trazidos pelos alunos, algumas das questões endereçadas por eles devem ser encaminhadas, debatidas, se possível respondidas. Da mesma forma, não podemos nos furtar a tratar dos temas que surgem das experiências cotidianas ou das páginas dos jornais! O currículo se constitui, portanto, de elementos estruturados e planejados de maneira mais demarcada, realizados num percurso de maior fôlego, mas também situações novas, frescas, de ritmo mais acelerado e temas do momento.

Vila Ativa

Para dar conta desse processo com o devido equilíbrio, é preciso haver, por parte dos professores, o senso de oportunidade, sem deixar de lado a responsabilidade pelo planejamento.

Nessa perspectiva, a Vila desenvolveu alguns mecanismos de trabalho, entre eles a SAD – Semana de atividades diversificadas –, que permite a realização de um conjunto expressivo de atividades distintas das habituais com novas dinâmicas e temas. Debates e palestras com convidados externos; visitas a museus de arte e ciência; oficinas de dança, fotografia, de construção de engenhocas, de programação; muitos são os exemplos de novas oportunidades de aprendizagem, com novos arranjos de tempo, espaço e pessoas, viabilizadas nessas semanas especiais.

Grupo de Investigações Científicas

Além disso, fomos implantando, ao longo dos anos, projetos de trabalhos complementares, opcionais, voltados a diferentes necessidades educacionais, com conteúdos que ora tangenciam o currículo regular, outras vezes o expandem, ou ainda permitem sua revisão ou aprofundamento.

É o caso de quatro atividades complementares: o Grupo de Investigações Científicas  (GIC), voltado para investigação de fenômenos e técnicas; o Vilalê (Clube de leitura), no qual o grupo elege, lê e comenta um livro comum a todos os participantes, a Oficina de Matemática, que oferece desafios que visam reaproximar o aluno da matemática e instigá-lo a enfrentar situações de resolução de problemas, e o VilaAtiva, voltado neste ano para a investigação sobre a complexidade da cidade.

Oficina de Matemática

Cada uma dessas atividades/cursos traz princípios importantes de sua área de origem, em consistência com o projeto pedagógico e os referenciais didáticos das áreas, mas também se constituem como espaços distintos dos cursos regulares, seja pela mistura de alunos de diferentes séries, pelas outras marcações temporais ou até pela ocupação de novos espaços dentro e fora da escola.

Vilalê

Nos próximos posts do nosso blog, você poderá conhecer um pouco melhor sobre o trabalho de cada um desses projetos por meio dos relatos dos professores envolvidos com cada um deles.