Para além do trabalho em sala...

.

Por Gislaine Carvalho Rasi e Raphael Dias de Castro,
professores de Matemática do F2

O espaço da Oficina de Matemática foi criado com o intuito de oferecer mais uma oportunidade de estudo e atender algumas dificuldades apresentadas pelos alunos do Fundamental 2 na área. É voltado àqueles que demonstram recusa ou demora em iniciar as propostas, não mobilizando, de imediato, os conhecimentos anteriores; aos que desistem rapidamente da resolução de uma situação; aos que solicitam em excesso a ajuda do professor para confirmar o acerto; e também para aqueles que têm dificuldades de perceber os erros que cometem.

Escola da Vila

Nas aulas, os alunos vivenciam práticas do fazer matemático, explorando e investigando diferentes situações, participando ativamente e ocupando lugares de quem vai apresentar ou explicar algo para o outro. Resolvem desafios, aplicam a matemática em situações cotidianas, discutem estratégias e resoluções, elaboram sínteses para retomar os conteúdos sobre os que ainda têm dúvidas e conhecem recursos tecnológicos interessantes utilizados na disciplina. No trabalho em grupos, são instigados a comunicar aos colegas o que pensam, visando restaurar o poder linguístico.

Além disso, os alunos da oficina lidam com diferentes práticas de estudo, e situações de autoavaliação, propiciando elementos para sua autorregulação e elaboração de um projeto pessoal.

Escola da Vila

No primeiro trimestre de 2018, os alunos investigaram os conceitos de área e perímetro. Primeiramente, tiveram o desafio de estimar as medidas de uma sala de aula utilizando-se de diferentes estratégias, que foram desde a contagem de azulejos no piso até mesmo ao uso de seus pés e palmos como parâmetro. Na aula seguinte, puderam utilizar instrumentos de medida apropriados, como a trena. Por estarem organizados em grupos com membros de diferentes anos, cada um pôde contribuir com seus próprios conhecimentos que fossem úteis para a resolução da tarefa, sendo necessária a cooperação de todos. Além disso, o registro do raciocínio utilizado pelos alunos foi outro aspecto importante do trabalho, pois ao final da atividade cada grupo expôs para os colegas suas estratégias de estimativa e medição, além de analisarem os motivos para as diferenças encontradas e quais métodos foram mais precisos.

Curso: Oficina de Matemática
Quartas-feiras -14h00 às 15h20